Itaipu supera recorde de produção e ameaça marca de usina chinesa

Itaipu supera recorde de produção e ameaça marca de usina chinesa
Hidrelétrica alcançou 98,6 milhões de megawatts-hora nesta sexta-feira (16), perto do recorde de Três Gargantas.
A hidrelétrica de Itaipu, compartilhada por Paraguai e Brasil, ultrapassou nesta sexta-feira (16) a produção de 98,6 milhões de megawatts-hora, superando a própria marca de produção anual de energia, e se aproxima assim do recorde mundial obtido pela chinesa Três Gargantas, que em 2014 gerou 98,8 milhões de megawatts-hora.
O recorde obtido foi acompanhado durante uma cerimônia na empresa, onde foram instalados dois telões que fizeram uma contagem regressiva que terminou às 11h01, quando Itaipu superou a marca gerada pela usina em 2013.
Disputa com Três Gargantas
Neste sábado (17), a hidrelétrica espera ultrapassar o recorde estabelecido por Três Gargantas, na China, e, dessa forma, recolocar Itaipu como a maior usina de energia do mundo.
A previsão é que Itaipu supere na próxima quarta-feira (21) os 100 milhões de megawatts-hora produzidos em um ano, um número sem precedentes, de acordo com a empresa.
Para refletir o impacto da produção, a usina afirmou que os 98,6 milhões de megawatts-hora seriam suficientes para abastecer o consumo do Brasil durante dois meses e 15 dias. E o Paraguai ao longo de quase sete anos.
A Itaipu Binacional foi criada há 42 anos para administrar a construção da usina e colocá-la em funcionamento em 1984. A usina possui 14 mil megawatts de potência instalada, o que atende a 17% da demanda energética do Brasil e 75% do Paraguai.
Fonte: G 1