Com recorde de mais de 67 mil casos num dia, pandemia piora nos EUA

 |  15 de Julho de 2020

Os Estados Unidos tiveram mais uma vez um número recorde de novos casos de covid-19 num único dia. Mais de 67 mil foram registrados nesta terça-feira. A pandemia vem piorando paulatinamente no país, apesar de o presidente Donald Trump continuar a sustentar que a situação está sob controle.

Onze estados apresentaram recorde de internações. Há ameaça de colapso da rede hospitalar. Na Flórida, hospitais informam não ter mais leitos livres de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Do ponto de vista nacional, a taxa de mortalidade, que se mantinha estável e baixa, começou a aumentar na comparação com o início do mês.

O diretor do CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças), Robert Redfield, afirmou que os Estados Unidos deverão ter os piores outono e inverno do ponto de vista de saúde pública de sua história. Com a queda da temperatura nessas estações do ano, há mais casos de doenças respiratórias, o que tende a criar atmosfera mais favorável à infecção por coronavírus. Atualmente é verão no Hemisfério Norte.

Enquanto isso, Trump transformou uma entrevista coletiva em ato de campanha no jardim da Casa Branca para atacar o democrata Joe Biden e afirmar que adotará medidas mais duras contra imigrantes. Biden enfrentará Trump nas eleições de 3 de novembro. As pesquisas apontam favoritismo do democrata.

Nesta terça, 37 dos 50 estados americanos apresentaram alta de novos casos de covid-19. Em 27 estados, foram adotadas medidas para voltar a fechar a economia.

Em 15 dias, o quadro geral da pandemia se agravou no país. A previsão é que 224 mil americanos venham a morrer devido ao coronavírus até o começo de novembro. O pior parece que está por vir.