Com leitos lotados e aumento de casos de Covid-19, MS transfere pacientes para outros Estados

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), Mato Grosso do Sul soma 1.307 pessoas hospitalizadas em decorrência do coronavírus e devido à fila de espera por leitos, o Estado começa a encaminhar pacientes para outros Estados da federação.

De acordo com o secretário de Saúde Geraldo Resende, com a autorização do governador Reinaldo Azambuja, na manhã desta quarta-feira (2) foi transferido o primeiro paciente para Rondônia, um morador de Bonito (MS). O Espírito Santo também ofertou leitos para sul-mato-grossenses.

A ajuda humanitária vinda de Rondônia é uma resposta pelo período que Mato Grosso do Sul disponibilizou leitos para moradores daquela região em momentos críticos da pandemia. Os moradores de Rondônia foram atendidos em Campo Grande e Três Lagoas.

Situação do coronavírus em MS

Dos internados em MS, 759 estão em leitos clínicos e 548 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Ainda há 278 em filas de espera por leitos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG)/Covid-19, oriundos das centrais de regulação de Campo Grande (170), Dourados (75) e do Estado (33).

A macrorregião de Campo Grande é a mais afetada com ocupação de leitos de UTI/SUS, um total de 102%, seguida pelas macrorregiões de Três Lagoas (99%), Dourados (95%) e Corumbá (85%). O cálculo é feito a partir de leitos ocupados com casos positivos, suspeitos e “Não Covid-19”.

Além disso, o Estado apresenta um elevado número de casos novos, somente nas últimas 24h foram confirmados mais 2.176, totalizando 294.853, desses, 264.466 são considerados recuperados e 22.163 permanecem em isolamento domiciliar.

Outros 6.917 não resistiram e morreram devido à doença, sendo 50 confirmados no último dia. As mortes mais recentes são de Campo Grande (16), Coxim (3), Dourados (3), Nova Andradina (3), Três Lagoas (3), Amambai (2), Deodápolis (1), Miranda e Ponta Porã (2).

Com mais um óbito cada figuram Antônio João, Batayporã, Bonito, Caarapó, Camapuã, Cassilândia, Guia Lopes da Laguna, Itaquiraí, Ivinhema, Naviraí, Rio Brilhante, Santa Rita do Pardo, Sidrolândia e Vicentina. Dessa forma, a média móvel do Estado chegou a 49,3 nos últimos sete dias.

Desde o início da pandemia, o Estado registrou 850.425 notificações, 542.354 foram descartadas, 1.712 amostras estão em análise no Lacen (Laboratório Central) e 11.506 casos permanecem sem encerramento pelos municípios.