Apenas três cidades de MS tem índice favorável de isolamento contra a Covid-19

Demais cidades estão abaixo do normal; Sete Quedas ocupa a última posição


Ranking de cidades que estão cumprindo o isolamento social, única medida capaz de deter a propagação do novo coronavírus deixa o governo de Mato Grosso do Sul em alerta. Isso porque da maioria de municípios do Estado, apenas três cidades – Corguinho, Jaraguari e Jateí tem o maior índice de pessoas em casa, 68,7%. As informações foram divulgadas neste domingo (12) pela  Secretaria de Estado de Saúde (SES) durante boletim epidemiológico que confirma 101 casos confirmados em MS. 

Segundo o secretário da SES Geraldo Resende, mesmo com algumas cidades cumprindo o isolamento social, a pouca quantidade deixa em alerta e a lista de municípios está sendo divulgada para que os prefeitos possam tomar alguma atitude. “A nossa Capital e Dourados estão quase nas últimas posições do Estado (47,7% em Campo Grande)  e temos um pequeno município, que gostaria de chamar a atenção, é Sete Quedas, que ocupa a última posição hoje (29,6%). Ao lado desses dois tem outros que estão em posição não confortável: Tacuru (37%) e Iguatemi (39,1%)”, explicou. 

Com a propagação, Naviraí é o 15º município com coronavírus e o secretário destaca a importância do isolamento social, já que a pandemia está chegando na região cone-sul onde a taxa de isolamento tem pouca adesão. “Imagine a hora que isso expandir para os outros municípios? certamente teremos um agravo, até porque naquela região não temos leitos de UTI suficiente para atender um crescimento rápido. Chamo atenção para que os prefeitos tomem medidas para que possamos pelo menos buscar taxas de adesão mais adequada”, alertou. 

O secretário ainda destacou que cada município de Mato Grosso do Sul recebeu recursos para fazer compra de insumos, EPIs e testes do Governo Federal. Valores e quantidades não foi mencionado pelo titular da pasta. “As medidas de isolamento são tomadas pelos prefeitos e prefeitas do Estado. Cada um deverá tomar as medidas conforme as suas realidades. Autonomia do município para nós é fundamental. Nós chamamos atenção onde os casos subiram nos últimos dias e já conversamos com alguns prefeitos dessas cidades”, finalizou. 

CORREIO DO ESTADO