Será hipertensão? É melhor não ignorar estes 10 sintomas

Hoje, em 17 de maio, é comemorado o Dia Mundial da Hipertensão. Essa condição é frequentemente chamada de “assassino silencioso” devido aos seus sintomas que podem passar despercebidos e ser confundidos com outras doenças.

A hipertensão arterial pode ser uma condição grave e apresenta sintomas que não devem ser ignorados.

O jornal The Mirror cita o National Health Service do Reino Unido e destaca os sinais de alerta que merecem atenção.

Confira-os:

Dores de cabeça intensas;
Sangramento nasal;
Fadiga;
Problemas de visão;
Dor no peito;
Dificuldade em respirar;
Presença de sangue na urina;
Arritmia cardíaca;
Batimentos no peito, pescoço e orelhas;
Convulsões.

Além disso, outros sintomas a serem observados incluem tonturas, distúrbios do sono, manchas de sangue nos olhos e sudorese. Pessoas com sobrepeso, consumo excessivo de álcool, fumantes, indivíduos sob muito estresse ou que consomem alimentos ricos em sal estão em maior risco.

No Brasil, a hipertensão arterial é um problema de saúde pública. Estima-se que cerca de 36,5% da população brasileira adulta seja hipertensa, de acordo com dados do Ministério da Saúde. A doença está associada a complicações graves, como doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência renal.

É fundamental realizar exames de rotina para aferir a pressão arterial e adotar hábitos saudáveis, como uma dieta equilibrada, prática regular de atividades físicas e controle do estresse, para prevenir e controlar a hipertensão arterial.