Tempestade de neve nos EUA deixa 21 mortos e milhões sem energia

Baixas temperaturas causaram transtornos na distribuição de vacinas, afetou a rede elétrica e provocou acidentes nas estradas

Tempestade de neve deixa mortos e milhões sem energia no Texas

Tempestade de neve deixa mortos e milhões sem energia no Texas

O inverno rigoroso nos Estados Unidos já deixou pelo menos 21 mortos, milhões de pessoas estão sem energia elétrica e atrasos na vacinação contra a covid-19, além de recorde de temperaturas negativas.

No Texas, mais de 4 milhões de casas e comércios estão sem luz e outros 4 milhões de pessoas no México também ficaram sem energia. No Oregon, mais de 250 mil pessoas ficaram no escuro depois de uma tempestade de neve.

As baixíssimas temperaturas cobriram estradas e ruas de neve e diversos estados registraram acidentes e mortes no trânsito.

Na Carolina do Norte, três pessoas morreram depois da passagem de um tornado e no Texas, quatro pessoas de uma família morreram enquanto usavam a lareira para se aquecerem. Outros estados registraram morte por envenenamento por monóxido de carbono.

Atrasos na vacinação

As nevascas também vão atrasar a campanha de vacinação contra covid-19 no país. No Texas, mais de 400 mil doses dos imunizantes não foram entregues por conta do caos provocado por uma tempestade de neve. Pelo país, centros de vacinação ficaram fechados pela falta de energia e perigo nas estradas.

O prefeito de Houston, Sylvester Turner, disse que cerca de 1,3 milhão de pessoas na cidade estavam sem energia. Autoridades locais estão procurando comércios que ainda tenham eletricidade para serem usados como centros de aquecimento.

Segundo a agência de notícias Reuters, um comunicado da Casa Branca informou que o governo federal está pronto para ajudar e oferecer qualquer tipo de recurso de emergência aos estados mais afetados.