Embrapa orienta pecuaristas a protegerem bovinos da geada em MS

Nota técnica emitida pela Embrapa Gado de Corte, sediada em Campo Grande, orienta pecuaristas de Mato Grosso do Sul a protegerem os bovinos diante da queda acentuada de temperatura e possibilidade de geada para os próximos dias. 

O documento assinado por Luiz Orcírio Fialho de Oliveira e Antônio do Nascimento Ferreira Rosa leva em consideração a recente frente fria registrada neste mês que já havia provocado geadas em diversas localidades do Centro Sul Brasileiro, “causando prejuízos às lavouras e às pastagens”.

Para o enfrentamento da geada no campo, é orientada a proteção florestal com áreas florestadas ou invernadas contendo “capões de mata” que “podem servir de agasalho aos animais contra os ventos gelados e as temperaturas a céu aberto”. 

Também é assinalada a proteção contra correntes de ventos, já que os predominantes das frentes frias na região centro-sul são dos quadrantes sul/sudoeste. “Assim sendo, tente posicionar os animais em invernadas que possuam barreiras naturais (morros) ou vegetais (árvores, reservas) para amenizar o efeito dos ventos frios. Evite correntes de ar frio, geralmente canalizadas, ao longo dos cursos d’água”, detalha a nota técnica. 

Além disso, o documento pontua que “os animais tentam naturalmente proteger-se dos ventos frios que vêm no sentido sul e caminham para locais mais protegidos, em direção ao norte da propriedade” e por isso, se for preciso, é necessário deixar abertos “os cantos de cerca na direção por onde caminham os animais em busca de proteção”.