Sensação não foi à toa: maio foi o mês mais frio dos últimos 5 anos em MS

Sensação não foi à toa: maio foi o mês mais frio dos últimos 5 anos em MS
As temperaturas em Mato Grosso do Sul ficaram abaixo do normal em maio. O outono alcançou uma temperatura mínima 6,3ºC em Mato Grosso do Sul, a menor dos últimos cinco anos. O culpado pelas baixas temperaturas foi o El Niño, que deixou o tempo nublado e trouxe muita chuva.
“Foi um mês atípico pelas fortes pancadas de chuvas, rajadas, e até quedas de granizo que não é normal para esse época. As maiores temperaturas ocorreram na primeira semana, da 2ª semana pra frente começou a esfriar, e as menores temperaturas foram na 2ª quinzena”, disse a meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) Neide Oliveira.
A menor temperatura tinha sido registrada em 2012, 6,2ºC, segundo o Inmet. Neste ano, foi 6,3ºC. Em Campo Grande, a menor temperatura foi 9,9ºC, ficou perto de 2014, quando foi registrado 9,6ºC.
SAIBA MAIS
Quinta-feira será de céu nublado com previsão de chuvas e trovoadas em MS
Junho começa com tempo instável e chuvas em todo MS
Chuva fica mais forte nesta terça-feira em todo o MS
Mas, a sensação térmica deixou muitos sul-mato-grossenses surpresos. “É que a chuva traz muita umidade e com isso uma sensação maior de frio”, cita a meteorologista.
Moda ‘cebola’ não foi atoa. Alguns saíram de casa com 10ºC, dois casacos, e no meio da tarde a temperatura já alcançava mais de 30ºC. E do fim da tarde para a noite, ‘coloca casaco’ voltava.
Os sul-mato-grossenses passaram dias com muita chuva em maio. Foram 140,6 mm no mês, o triplo do verificado no ano passado, de 48,4 mm.
Ufa?
Segundo Neide, o El Niño traz um clima instável, com chuva, frio, calor, tempo nublado… Mas, com o passar do inverno, que chega no dia 20 deste mês, o clima deve voltar ao normal.
Com o fim do fenômeno climático, que aquece as águas superficiais e sub-superficiais do Oceano Pacífico Equatorial, o tempo “deve ficar dentro da normalidade, e as chuvas tem probabilidade de diminuir do inverno para a primavera”.