PF cumpre mandados em MS contra assaltantes de banco

30 Novembro 2017 – 09h23Por Da Redação, com PF

A Polícia Federal, com o apoio da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Paraná (Sesp), deflagrou nesta quinta-feira (30/11) a Operação Miguelito, com o objetivo de desarticular organizações criminosas voltadas a práticas de crimes contra agências bancárias. Mandado de busca e apreensão é realizado em Mato Grosso do Sul, na cidade de Nova Andradina

Conforme a PF, investigações nos últimos 18 meses detectaram pelo menos dois grupos responsáveis por ataques a instituições financeiras em 20 agências bancárias nos Estados de São Paulo e Paraná. 

Nas ações criminosas os grupos utilizavam armas de grosso calibre – em sua maioria fuzis – com táticas de realização de diversos disparos durante os delitos, espalhando clima de terror na população de pequenas cidades.

Visando impedir a ação policial local, realizavam disparos em direção ao destacamento policial para intimidar qualquer tipo de repressão. Em alguns dos roubos, houve a utilização de reféns como escudos humanos durante os confrontos ou durante as fugas. 

Em um desses confrontos, na data de 7 de abril, houve a morte de seis integrantes de um dos grupos em Alvorada do Sul (PR), quando estes retornavam de mais uma ação de explosão de agências bancárias.

Ao fugirem pelas águas do Rio Paranapanema, foram interceptados por policiais federais e reagiram à abordagem, culminando nas mortes. Foram apreendidos fuzis, pistolas, coletes balísticos, explosivos e valores subtraídos das agências atacadas. 

A operação de hoje vista tirar de circulação os demais integrantes desse grupo criminoso, que no mesmo dia da ação em Cruzália (SP) explodiu uma agência bancária em Itambé (PR), bem como outro grupo criminoso, baseado em Curitiba (PR) e responsável por ataques a agências bancárias nas cidades de Marialva e Mandaguaçu, ambas no Paraná. 

Os criminosos responderão pelos crimes de organização criminosa, roubo agravado, latrocínio (roubo seguido de morte) em sua forma tentada, porte de arma de fogo de calibre restrito e exposição a perigo mediante explosão. Se condenados, poderão ter penas que podem passar dos 30 anos de prisão. 

Mandados

Cerca de 100 policiais federais cumprem 35 mandados judiciais, sendo 10 mandados de prisão preventiva, 5 mandados de prisão temporária, 2 mandados de condução coercitiva e 18 mandados de busca e apreensão, nas cidades de Londrina, Cambé, Arapongas e Curitiba, no estado do Paraná; Sandovalina e Euclides da Cunha Paulista, em São Paulo; e Nova Andradina, no Mato Grosso do Sul.

Todos os mandados foram expedidos pela Justiça Federal em Maringá (PR). 

Operação 

O nome Miguelito é referência aos instrumentos compostos de pregos retorcidos e espalhados pelas quadrilhas nas vias de fuga das ações para dificultar perseguições policiais. 

 
Dourados news