Peste bubônica mata casal e deixa cidade da Mongólia de quarentena

Doença fecha Ölgiy, na fronteira com a Rússia, e impede que turistas saiam da cidade; homem e mulher grávida morreram ao comer carne crua de marmota

A-A+

Agentes de saúde inspecionam um avião para evitar a proliferação da doença

Agentes de saúde inspecionam um avião para evitar a proliferação da doença

Reprodução The Siberian Times

A peste bubônica, que ficou conhecida como peste negra depois de ter dizimado um terço da população europeia na Idade Média, fechou as fronteiras da cidade de Ölgiy, na Mongólia, na sexta-feira (3), deixando cerca de 160 pessoas de quarentena, grande parte turistas estrangeiros, segundo divulgado pelo The Siberian Times.

A determinação do Ministério da Saúde do país se deu depois da morte de um casal nativo – uma homem de 38 anos e uma mulher grávida de 37 – que se contaminaram com a doença ao comer rins crus de marmota, depois de caçá-la. Eles tinham quatro filhos, entre 2 e 13 anos.

Leia também: ‘É mais fácil tratar peste bubônica do que sepse’, diz infectologista

Segundo a tradição mongol, comer carne crua e órgãos internos de uma marmota recém-morta fortalecem a saúde, diz o jornal.

Entre os turistas que estão impedidos de sair da Mongólia por causa da doença há norte-americanos, holandeses, suecos, suíços, coreanos, alemães e russos.

Turistas estrangeiros não podem sair da cidade até que o risco cesse

Turistas estrangeiros não podem sair da cidade até que o risco cesse

Reprodução The Siberian Times

Ainda não há prazo para o fim da quarentena, mas o limite, de acordo com a publicação, é de 21 dias.

Saiba mais: Paciente tem suspeita de peste bubônica em São Gonçalo, no Rio

“Você pensou que a peste era algo da Idade das Trevas? Nós também!! Estávamos prestes a deixar Ölgiy para ir mais fundo na Mongólia, mas todas as saídas da cidade foram fechadas e não nos permitiram sair. Metade da cidade está fechada devido a algumas marmotas contaminadas pela peste!” escreveu a turista Elena Kovena, de Kemerovo, na Rússia, nas redes sociais, segundo o jornal siberiano. 

A peste bubônica é uma doença bacteriana transmitida por pulgas que vivem em roedores, como as marmotas. Hoje existem antibióticos para tratamento da doença, o que torna o risco de epidemia baixo.

Leia também: Superbactérias crescem às custas do uso inadequado de antibióticos

Ela afeta o sistema linfático, causando inflamação e necrose dos glânglios, que soltam pus pela pele. Se não tratada, pode matar em menos de 24 horas, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).

Entenda por que doenças ‘antigas’ parecem estar