O Google sabe por onde você andou e vai mostrar isso no Maps

iPhone rodando o app do Google Maps
Google Maps: nova função do app mostra por onde usuário passou ao longo do dia
Victor Caputo Victor Caputo, de EXAME.com
size_810_16_9_maps
Siga-me
São Paulo – O Google está lançando uma nova função para o Maps, seu serviço de mapas. O nome do recurso é “Your Timeline”, ou, em português, “Sua linha do tempo”.
Ao acessar essa função no menu do app ou na versão web do Google Maps, o usuário poderá acompanhar sua locomoção diária pela cidade. O app mostra o trajeto de forma similar à que exibe trajetos entre dois pontos – com as ruas pelas quais a pessoa passou coloridas em azul.
Ao passar um dedo de um lado para o outro da tela, é possível navegar por dias diferentes, que ficam salvos no histórico.
O novo recurso está sendo introduzido aos poucos na versão web e no app para Android. As informações de localização são coletadas usando o sistema de GPS de um smartphone.
Além do mapa com o trajeto percorrido, o gráfico exibe os locais por onde se passou, caso eles estejam registrados no banco de dados do Google. Fotografias capturadas com o smartphone também são mostradas ao longo da linha do tempo.
Ao compartilhar a novidade com minha namorada, ela perguntou: “não é um pouco bizarro o Google saber que fui ao Eataly?”.
De fato, algumas pessoas podem se espantar com o tanto de informações que o Google é capaz de armazenar. Ao fazer uso de uma conta do Google em um smartphone Android, no entanto, o usuário está permitindo que esse tipo de dado seja coletado e armazenado pela empresa. É possível desativar essa coleta com facilidade aqui.
Além de desativar completamente a coleta, o usuário tem opção de apagar dias inteiros do histórico ou então locais pontuais por onde passou.