MST bloqueia BR-262 e BR-267 em protesto contra prisão de Lula

PRF orienta os motoristas que pretendem viajar nesta sexta-feira (6) que evitem trechos que são alvo dos sem-terra

Grupo de sem-terra, que seria ligado ao MST (Movimento Sem-Terra), está bloqueando o trecho da BR-262 perto do trevo que dá acesso a Dois Irmãos do Buriti, localizado a 83 km de Campo Grande. Um outro grupo, também do Movimento Sem-Terra, está impedindo a passagem de veículos na BR-267, no distrito de Casa Verde, em Nova Andradina.

Segundo informações preliminares, eles protestam contra a prisão do ex-presidente Luis Inacio Lula da Silva. A Polícia Rodoviária Federal acompanha a situação, aparentemente sem nenhuma intervenção. A recomendação da polícia, aos motoristas que necessitam viajar para aquela região nesta sexta-feira (6), é que deixem para sair da Capital somente após o almoço, já que pela experiência da corporação, manifestações desse tipo não costumam prosseguir durante a tarde.

A corporação alerta, porém, para que quem estiver se deslocando e identificar filas, tenham bastante cuidado, observando, por exemplo, a distância de segurança do carro à frente quando chegar a uma fila.

Prisão – O juiz federal Sérgio Moro determinou nesta quinta-feira a prisão de Lula, condenado em duas instâncias da Justiça no caso do triplex de Guarujá (SP). A pena é de 12 anos e 1 mês de prisão, com início em regime fechado.

O magistrado pede que o ex-presidente se apresente voluntariamente à PF (Polícia Federal) em Curitiba, onde uma sala foi reservada para a detenção, já que pela dignidade do cargo que ele ocupou não faria sentido ele ser colocado junto com os demais presos até mesmo para a própria segurança do réu.

A defesa de Lula tentou evitar a prisão com um habeas corpus preventivo no STF (Supremo Tribunal Federal), pedindo para que a pena fosse cumprida após o trânsito em julgado da sentença. Porém o recurso foi negado na quinta-feira, depois de 11 horas, por 6 votos a 5.

Com a decisão, o STF permitiu que Lula comece a cumprir pena no caso do triplex em Guarujá após encerrados os recursos no TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região).

Advogados de Lula ainda tentam manter o ex-presidente livre, com um pedido de habeas corpus feito so STJ (Superior Tribunal de Justiça).

(Matéria editada às 8h47 para acréscimo de informação)
CGNEWS