JAPÃO PIORA VISÃO SOBRE EXPORTAÇÕES E DIZ QUE ECONOMIA MOSTRA FRAQUEZA

TÓQUIO (Reuters) – O governo do Japão piorou em março sua visão mais sobre as exportações pela primeira vez em 10 meses, e disse que as condições econômicas gerais ainda demonstram fraqueza devido à pandemia de coronavírus.

“A economia mostra certa fraqueza, embora continue melhorando em meio à condição severa devido ao coronavírus”, disse o governo em seu relatório econômico de março.about:blank

Entre os principais elementos econômicos, o governo reduziu sua avaliação sobre as exportações pela primeira vez desde maio, afirmando que estavam aumentando em um ritmo mais lento.

Analistas acreditam que a economia japonesa encolherá drasticamente neste trimestre, uma vez que o estado de emergência, encerrado no domingo, pesou sobre a atividade empresarial e os gastos dos consumidores.

Porém, eles também preveem que o declínio será seguido por uma recuperação de 5,3% em dado anualizado no segundo trimestre, como mostrado em pesquisa da Reuters no mês passado, já que a atividade econômica deve se recuperar após o afrouxamento das medidas de lockdown.

(Reportagem de Daniel Leussink)