ESTUDO DA FIOCRUZ IDENTIFICA “MUTAÇÃO PREOCUPANTE” DO VÍRUS DA COVID-19 NO PARANÁ

Um estudo apresentado por 31 pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), nesta segunda-feira (22), alertou para “mutações preocupantes” das variantes da covid-19. Cinco estados brasileiros, entre eles o Paraná, registraram sequências com uma variação que pode conseguir escapar da imunidade adquirida pela população.

De acordo com análise de amostras obtidas entre 12 de março de 2020 e 28 de fevereiro de 2021, foi verificado que a transmissão contínua do SARS-CoV-2, que é o vírus da covid-19, no Brasil tem gerado novas linhagens virais, que podem ser mais resistentes à neutralização.

“Identificamos que linhagens SARS-CoV-2 circulando no Brasil com mutações preocupantes no RBD adquiriram, de forma independente, deleções convergentes e inserções no NTD da proteína S, que alteraram o NTD antígeno-supersita e outros epítopos previstos nesta região. Esses achados apóiam que a contínua transmissão generalizada do SARS-CoV-2 no Brasil está gerando novas linhagens virais que podem ser mais resistentes à neutralização do que as variantes parentais preocupantes”,

revela o artigo.

Ao todo, 11 amostras apresentaram mutações preocupantes. Os materiais que tiveram uma linhagem diferente foram encontrados em Rondônia, Amazonas, Bahia, Maranhão e Paraná.

“Esses achados destacam a necessidade urgente de abordar a eficácia das vacinas SARS-CoV-2 para aquelas variantes emergentes do SARS-CoV-2 e o risco de transmissão comunitária não controlada contínua do SARS-CoV-2 no Brasil para a geração de variantes mais transmissíveis”,aponta o estudo.

O estudo foi realizado com base em amostras que fazem parte da Rede de Vigilância Genômica Covid-19 da Fiocruz. Agora os dados serão analisados por outros pesquisadores para que seja certificado e ganhe validação.