Condenado, traficante fica proibido de visitar fronteira com a Bolívia e Paraguai

Decisão é do juízo da 3ª Vara Federal de Campo Grande

None
Foto Ilustrativa

Gleydson Habell Pereira de Carvalho foi condenado a seis anos, um mês e 15 dias de prisão, bem como 613 dias-multa, por tráfico internacional de drogas e armas, após ser preso com 118,2 quilos de cocaína, com uma pistola calibre 9 milímetros de fabricação isralense e mais 50 munições do mesmo calibre. Além disso, enquanto recorre em liberdade, o réu está proibido de frequentar municípios localizados na fronteira.

A decisão é da juíza Júlia Cavalcante Silva Barbosa, da 3ª Vara Federal de Campo Grande. Conforme denúncia, no dia 4 de agosto de 2020, Gleydson foi flagrado transportando os ilícitos no fundo falso de um barco que estava sendo rebocado por ele. Durante abordagem, ele alegou ter sido vítima de uma armação, dizendo que havia sido contratado para transportar a embarcação da região do Passo do Lontra, em Corumbá, na fronteira com a Bolívia, até a Capital.

A defesa alegou que o réu não sabia da existência das drogas e da arma e que, sendo assim, agiu de forma culposa. No entanto, a magistrada não concordou. “Não é razoável crer que o réu, pessoa adulta e experimentada, como demonstra o seu próprio histórico profissional, aceitaria transportar uma embarcação por mais de 300 quilômetros, sem ao menos pedir os dados e os contatos da pessoa que o contratou e daquele a quem o barco deveria ser entregue, como alegou em interrogatório”, disse.

Neste sentido, julgou parcialmente procedente o pedido para condená-lo a seis anos, um mês e 15 dias, em regime inicial fechado. No entanto, foi concedido a ele o direito de recorrer em liberdade, mediante uso de tornozeleira eletrônica, comparecimento mensal em juízo para justificar as atividades e proibição de visitar a Bolívia e o Paraguai e cidades vizinhas sem autorização expressa da Justiça.

“[…] e aos municípios próximos à fronteira deste com o Brasil, quais sejam, Corumbá, Porto Murtinho/MS, Ponta Porã/MS, Aral Moreira/MS, Coronel Sapucaia/MS, Paranhos/MS, Sete Quedas/MS, Mundo Novo/MS, Japorã/MS, Eldorado/MS, Itaquiraí/MS, Laguna Carapã/MS, Dourados/MS, Caarapó/MS, Amambai/MS, Naviraí/MS, Guaíra/PR, Mercedes/PR, Marechal Cândido Rondon/PR, Pato Bragado/PR, Entre Rios do Oeste/PR, Santa Helena/PR, Itaipulândia/PR e Foz do Iguaçu/PR”.

MIDIAMAX