Campo Grande vai antecipar cinco feriados e terá semana similar a um lockdown

Devido ao aumento expressivo de casos confirmados e falta de leitos, feriados de abril, junho, agosto e setembro serão antecipados

Após reunião com autoridades de saúde, e também com representantes do comércio, o prefeito de Campo Grande, Marcos Trad (PSD), decidiu antecipar cinco feriados deste ano, a partir da próxima semana, na segunda-feira (22). 

Na prática, a cidade ficaria com todas as atividades não essenciais fechadas durante toda a próxima semana, algo similar às medidas restritivas conhecidas como lockdown.

“Todas as capitais estão realizando, sem prejuízo ao comércio, e salvando vidas”, afirmou o prefeito Marcos Trad após a reunião.

A antecipação de feriados foi defendida peloCorreio do Estadodesde o início da pandemia, em 2020.

Abaixo, as novas datas do feriado, e a data original:

  • 22 de março (2 de abril – Sexta-Feira da Paixão)
  • 23 de março (21 de abril – Tiradentes)
  • 24 de março (13 de junho – Dia de Santo Antônio, padroeiro da Capital)
  • 25 de março (26 de agosto – aniversário de Campo Grande)
  • 26 de março (7 de setembro – Independência do Brasil)

“Não há necessidade de lockdown. Há necessidade de um prazo para a gente evitar esse colapso”, disse o prefeito. Apesar da declaração do prefeito, na noite de quarta-feira (17), 96 pessoas com Covid-19 esperavam por um leito de unidade de terapia intensiva (UTI) em hospitais da Capital.

A semana em Mato Grosso do Sul teve dois recordes trágicos: 39 mortes em 24 horas, conforme boletim da terça-feira (16) e 42 no balanço do dia seguinte.

De acordo com o prefeito, dos dias 22 a 26 de março, a partir da próxima segunda-feira, serão antecipados feriados e nestes dias, só poderão funcionar serviços essenciais durante 24 horas. Segundo o prefeito, o comércio que não se enquadra em serviço essencial não poderá abrir.

Participam da reunião além do Prefeito, os representantes do comércio, os secretários municipal e estadual de Saúde, José Mauro Filho e Geraldo Resende, todo o restante do secretariado municipal, a promotora Filomena Depólito Fluminham e representantes de hospitais particulares da Capital, Defensoria Pública e Procon. 

BOLETIM

Campo Grande já soma 80.320 casos confirmados e 1.631 óbitos, desde o inicio da pandemia. Nas últimas 24 horas, foram contabilizadas 297 confirmações e 8 mortes, de acordo com dados do Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES) desta quinta-feira (18).

Campo Grande, Sidrolândia, Dourados, Terenos, São Gabriel do Oeste, Três Lagoas, Ponta Porã, Bonito, Naviraí, Coronel Sapucaia, Inocência, Bandeirantes, Anastácio, Rio Brilhante, Brasilândia, Caarapó e Amambaí são as cidades do Estado que apresentaram mortes nas últimas 24 horas.

A ocupação global de leitos de UTI do Sistema Único de Saúde (SUS) na macrorregião de Campo Grande está em 107%; Dourados 98%; Três Lagoas 93% e Corumbá 100%.

Mato Grosso do Sul tem 31 novos óbitos e 1.254 casos nas últimas 24 horas. Com isso, o Estado já contabiliza 198.795 diagnósticos positivos e 3.740 óbitos. CORREIO DO ESTADO