As águas dos oceanos estão sendo puxadas para o interior da Terra

Estudo revela que, por meio das subducções localizadas nas falhas geológicas, as águas dos oceanos são levadas por quilômetros até o interior do planeta

Um estudo publicado na revista Nature aponta que as águas dos oceanos estão sendo sugadas para o interior da Terra em uma proporção três vezes maior do que o normal. Elas passam pelas zonas de subducção, que são enormes fissuras localizadas nos limites das placas tectônicas. Quando ambas colidem, elas arrastam essa água por quilômetros adentro, concluíram os cientistas.

O pesquisador Douglas Wiens e colegas da Universidade de Washington em St. Louis estudaram essa subducção de água nas Fossas das Marianas, no Oceano Pacífico. Trata-se do ponto natural mais profundo da Terra, estendendo-se quase 11 quilômetros abaixo do nível do mar. O sistema de subducção fica entre uma falha entre as placas do Pacífico e de Mariana.

Wiens explica que quando a água desce na crosta terrestre ao longo dessas falhas geológicas, ela fica presa. Em certas temperaturas e pressões, reações químicas significam que a água líquida se transforma em “rochas úmidas”, um mineral hidratado que faz parte da placa tectônica. Tais rochas molhadas, então, são empurradas cada vez mais a fundo no manto terrestre.

Para realizar o estudo, os cientistas coletaram dados usando 19 sismógrafos espalhados pela trincheira, e ouviram todo e qualquer som emitido, desde ruídos do ambiente até os terremotos subaquáticos. Com isso, eles conseguiram construir uma imagem do tipo de rochas que fica a 32 quilômetros abaixo do fundo do mar. A velocidade com que as ondas sísmicas viajam indica a quantidade de água que as rochas poderiam abrigar.

Os resultados mostraram que a quantidade de água contidas nas rochas era muito maior do que se imaginava, ultrapassando até quatro vezes as estimativas anteriores. Se aplicadas essas descobertas em zonas de subducção ao redor do mundo, chega-se à conclusão de que cerca de três vezes mais água está sendo puxada para o interior da Terra dessa maneira.

Entender esse ciclo global da água é extremamente importante, ressaltam os cientistas. A água cobre a maior parte do planeta e é necessária para a sobrevivência de toda vida na Terra. Sabe-se que existem enormes quantidades de água no interior do planeta: uma pesquisa publicada no ano passado indica que há tanta água no manto da Terra quanto em todos oceanos juntos. Essa água, por sua vez, é eventualmente expelida como vapor durante as erupções vulcânicas.

Os cientistas sabem que essa subducção da Terra é o único mecanismo através do qual a água é levada para o interior do planeta, mas ainda são necessários novos estudos para entender melhor como ele funciona.

https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/