Apesar de redução na área plantada, Milho 2ª Safra está em ótimo desenvolvimento

Segundo levantamento realizado pela Granos Corretora, até o dia 08 de junho, o MS já havia comercializado 41,87% do milho safrinha 2020.

Mesmo com a redução da área plantada, os produtores rurais do Cone Sul estão otimistas com o desenvolvimento do Milho 2ª Safra e esperam bons resultados na colheita, que deve iniciar daqui 40 dias aproximadamente, conforme relataram produtores da região.

Gean Weber é produtor rural na região de Sete Quedas e informou à equipe de reportagem do Jornal A Gazeta que espera colher em média 80 sacas por hectare. O produtor reduziu a área plantada em 30% com relação ao ano passado. “Houve um atraso na safra da soja e consequentemente atrasou o plantio do milho e por isso decidimos reduzir a área plantada”, informa.

A redução na área plantada também foi uma decisão importante para a safrinha na propriedade do senhor Paulo Miller, do município de Tacuru. “ Nós decidimos reduzir, pois no ano passado não foi muito boa a colheita, devido à seca que atingiu a plantação bem nos dias de desenvolvimento do milho”, explica Paulo, que adotou a redução de 50% em sua área plantada, para se prevenir de possíveis prejuízos

O presidente do Sindicato Rural de Amambai, Rodrigo Lorenzetti, avalia que os produtores estão otimistas com a 2ª safra do milho.  “ O desenvolvimento está normal e tudo indica que a colheita será muito boa.”, comenta.

De acordo com os dados coletados pelos técnicos do Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio (Siga/MS) da Aprosoja/MS, a redução da área plantada é uma realidade em todo o Estado. Uma análise das lavouras realizadas na segunda quinzena de maio, revelou que deverá haver uma redução de 12,57% de área plantada em todo o Estado. Os dados de todos os municípios deverão ser divulgados no mês de Julho, conforme informou assessoria.

O Presidente da Aprosoja/MS, André Dobashi, destaca que um dos fatores determinantes para essa redução de área foi, sobretudo, a redução da janela ideal para semeadura da cultura, em função do atraso do plantio da soja na safra anterior e o risco de climático indicado em janeiro de 2020, levando produtores a optar peloplantio de outras culturas de inverno, especialmente milheto, sorgo, feijão, pasto, trigo e aveia.

Clima

Conforme apontou o boletim do Siga-MS, o clima na região está sendo favorável para o desenvolvimento do milho, a temperatura está regular, com variação média entre 13º e 15º. Entre os dias 22 e 24 de maio,  houve precipitações em várias regiões do Cone Sul. Amambai registrou 33 mm e Aral Moreira 75 mm.

Comercialização

Segundo levantamento realizado pela Granos Corretora, até o dia 08 de junho, o MS já havia comercializado 41,87% do milho safrinha 2020, avanço de 7 pontos percentuais do índice apresentando em igual período em relação à safrinha 2019. (Boletim Siga-MS 361/2020)

Fonte: Raquel Fernandes – Com informações Aprosoja/MS