Panorama da Covid-19 em Coronel Sapucaia

Nas ultimas 24 horas, Coronel Sapucaia registrou 5 novas confirmações de Covid-19. Desde o início da pandemia, a cidade já tem 510 casos e 8 óbitos. 

Coronel Sapucaia é a cidade que menos vacinou e a única em grau extremo de risco da Covid-19 em MS

Embora o município ainda tenha vacinas para aplicar, seu ritmo de imunização está lento


A situação da Covid-19 em Coronel Sapucaia, cidade localizada a 396km de Campo Grande, é preocupante.

O município, com cerca de 14 mil habitantes, está no grau cinza do Mapa Prosseguir, atualizado em 10 de fevereiro. A cidade é a única de Mato Grosso do Sul que está na pior bandeira, que representa grau extremo de risco.

A não bastar isso, Coronel Sapucaia é a cidade que menos vacinou até agora em todo o Estado. De acordo com o vacinômetro, 46,57% do primeiro grupo prioritário foi vacinado até o momento, enquanto a cobertura vacinal está em mais de 60% no restante das cidades para a mesma população.

Além disso, ao contrário de outras cidades, o Coronel Sapucaia é um dos municípios que ainda tem vacinas para aplicar. 

A cidade tem capacidade para imunizar 92% população estimada na fase 1. Isso mostra que a velocidade de vacinação está lenta, embora ainda haja doses para aplicar.

Até a manhã de hoje (20), Coronel Sapucaia já recebeu 2.207 vacinas da primeira dose e já imunizou 995 pessoas, o que representa 46,57%. Em relação a segunda dose, já recebeu 2.036 imunizantes e vacinou 338 pessoas, um percentual de 15,82%.

Correio do Estado entrou em contato com a Prefeitura da cidade, porém, não fomos atendidos.

MAPA PROSSEGUIR

O mapa de risco considera a disponibilidade de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), busca por contatos de casos confirmados, redução da mortalidade por Covid-19 e quantidade de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s).

Redução de novos casos, necessidade de expansão de leitos, disponibilidade de testes, incidência na população indígena, redução de casos entre profissionais da saúde e situação de fronteira com país ou divisa com Estado que tenha aumento de casos também entram na lista de indicadores. 

A bandeira verde representa grau baixo; a amarela, tolerável; a laranja, grau médio; a vermelha, grau alto e a cinza, grau extremo.

Bandeira cinza

A bandeira cinza representa municípios que estão no grau de risco extremo. Há apenas 1 município nesta faixa.

Os municípios que estão neste grau devem suspender aulas presenciais; fechar parques públicos; obrigar o distanciamento social e o uso de máscara em locais públicos.

Também é recomendado toque de recolher das 20h às 5h. Pessoas que morreram de Covid-19 ou de outra causa não devem ter velório e seu enterro deve ser imediato. 

A medida também sugere ampliar de leitos UTI em hospitais, contratar leitos extras em hospitais particulares e ampliar quantidade de remédios em unidades de saúde também entram na lista.

Coronel Sapucaia é a única cidade na bandeira laranja do Mapa de grau de risco do PROSSEGUIR – Divulgação/Governo de MS

Lockdown de um dia

O município havia decretado lockdown no último sábado (13), porém, voltou atrás logo na segunda-feira (15), após protestos de moradores. Pessoas reivindicaram pelo fim do lockdown pois atrapalharia a economia local.

A nota publicada pela Câmara diz que “o município já iniciou a imunização das pessoas mais vulneráveis o que afasta a necessidade de um novo lockdown, pois com os mais vulneráveis vacinados gradativamente os leitos de hospitais ficarão mais vazios e não haverá mais superlotações”. Correio do Estado