MS fecha semana com recorde de pessoas internadas por Covid “Prenúncio de colapso”, avalia secretário

Boletim epidemiológico indica que há 712 pacientes internados em leitos de terapia intensiva e clínicos, em hospitais públicos e privados de Mato Grosso do Sul. Esse é o maior índice de pessoas hospitalizadas com o coronavírus em todo o período da pandemia no Estado.

Há 13 dias, eram 495 internados – ou seja, houve um aumento de 43%. Apenas em Campo Grande, que detém maior parte dos casos, há 92% de vagas de UTI’s (Unidades de Terapia Intensiva) ocupadas.

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, afirmou durante transmissão oficial nesta manhã, que pacientes estão sendo transferidos entre municípios com grandes distâncias devido a falta de leitos. “Um paciente de Amambaí foi encaminhado para Aquidauana porque não havia leitos de UTI em Ponta Porã, nem Dourados. Em Naviraí, todos os leitos estão ocupados e há pacientes em ala vermelha. Em Campo Grande, o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul chegou a 100% de taxa de ocupação”, disse Resende.

Em Três Lagoas, onde a situação se mostrava “controlável”, nas palavras do secretário, há apenas 10% das vagas em UTI’s livres, conforme boletim.

Geraldo Resende, avalia que a necessidade cada vez maior de transferência de pacientes do interior confirma cenário muito ruim da pandemia do coronavírus. “Estamos com prenúncio de um colapso de várias cidades do Estado. A situação é muito angustiante.” lamentou

O secretário também reforçou que os municípios precisam tomar medidas para fazer valer o isolamento social. O risco de descontrole cresce com nova cepa que já chegou ao Estado. “Já temos a presença da variante do Amazonas, e há indicativos que esteja presente em outras regiões do Estado”.

Boletim atualizado

São 23 novas mortes e 771 infectados por covid-19, inseridos em banco de dados estadual até a manhã desta sexta-feira (5). Com isso, são 3.416 óbitos e 185,8 mil casos confirmados.

Entre os novos óbitos, há registros dos municípios de Campo Grande (5), Corumbá (2), Sidrolândia (2), Ponta Porã (2), Três Lagoas (2), Mundo Novo, Itaporã, Rio Negro, Aquidauana, Costa Rica, Dourados, Naviraí, Iguatemi, Cassilândia e Amambaí.

Os dados consolidados de cada município podem ser conferidos por meio do link