Preços do petróleo sobem com dólar mais fraco e preocupações com oferta

Os preços do petróleo subiram nesta terça-feira, recuperando-se de uma queda inicial de mais de 1 dólar por barril, diante de um dólar mais fraco e preocupações com oferta destacadas pelo ministro de Energia da Arábia Saudita.

Os contratos futuros do Brent subiram 0,26 dólar, para fechar a 93,52 dólares por barril, enquanto o petróleo dos EUA (WTI) subiu 0,74 dólar, para 85,32 dólares.

Ambos os benchmarks subiram e caíram 1 dólar durante a sessão.

O índice do dólar americano caiu durante as negociações da tarde, tornando o petróleo denominado em dólar menos caro para outros detentores de moeda e ajudando a elevar os preços.

Mais apoio veio de comentários do ministro de Energia da Arábia Saudita, príncipe Abdulaziz bin Salman, de que os estoques estavam sendo usados como um mecanismo para manipular os mercados.

“É meu dever deixar claro que a perda de estoques de emergência pode ser dolorosa nos próximos meses”, disse ele na conferência Future Initiative Investment (FII), em Riad.

A atividade econômica incerta nos Estados Unidos e na China, os dois maiores consumidores de petróleo do mundo, limitou, no entanto, os ganhos do petróleo.

(Reportagem de Stephanie Kelly; com reportagem adicional de Rowena Edwards e Mohi Narayan)

Fonte: Reuters