Coronel Sapucaia já vacinou todos os adultos.

Veja quais municípios já vacinaram todos os adultos e não receberão mais doses
Segundo a SES, 54 cidades de Mato Grosso do Sul não têm mais população vacinável até o momento

Segundo publicação no DOE (Diário Oficial do Estado) desta terça-feira (10), “a pedido”, 54 municípios de Mato Grosso do Sul não receberão vacinas de Coronavac para dar continuidade a aplicação de primeira dose em indivíduos de 18 anos ou mais.

Os municípios de Antônio João, Aral Moreira, Bela Vista, Caracol, Coronel Sapucaia, Corumbá, Japorã, Ladário, Mundo Novo, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho e Sete Quedas não receberão doses mencionadas por conta do estudo imunológico na fronteira, que angariou doses a mais para essas cidades.

Os demais, conforme dito pelo secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, em coletiva feita na manhã de ontem (9), já vacinaram toda a população adulta com pelo menos a primeira dose de vacina contra a covid-19 e, por isso, apenas 25 cidades receberiam vacinas da Coronavac.

Essa decisão foi tomada após reunião entre secretarias municipais de Saúde e a SES (Secretaria Estadual de Saúde), a respeito da distribuição de vacinas contra a covid-19 para os municípios sul-mato-grossenses. Ao todo, o Estado recebeu 39.780 doses de Pfizer para primeira e segunda dose, além de 18,8 mil imunizantes Coronavac com foco apenas para primeira dose.

Vale ressaltar que os demais repasses foram calculados, proporcionalmente, de acordo com “a meta de 100% da população acima de 18 anos que faltam vacinar” com primeira dose ou dose única.

Não receberão vacinas nesta distribuição, sob justificativa de que vacinaram todos os adultos, os municípios de:

Alcinópolis
Amambai
Anastácio
Anaurilândia
Antônio João
Aquidauana
Aral Moreira
Batayporã
Bela Vista
Bodoquena
Caracol
Corguinho
Coronel Sapucaia
Corumbá
Dois Irmãos do Buriti
Douradina
Eldorado
Figueirão
Glória de Dourados
Guia Lopes da Laguna
Iguatemi
Itaporã
Itaquiraí
Japorã
Jaraguari
Jardim
Jateí
Juti
Ladário
Laguna Carapã
Maracaju
Miranda
Mundo Novo
Naviraí
Nioaque
Nova Andradina
Novo Horizonte do Sul
Paraíso das Águas
Paranhos
Pedro Gomes
Ponta Porã
Porto Murtinho
Ribas do Rio Pardo
Rio Negro
Rio Verde de Mato Grosso
Rochedo
Santa Rita do Pardo
Sete Quedas
Sidrolândia
Sonora
Tacuru
Taquarussu
Terenos
Vicentina
Campanha – O texto ainda define que os municípios são obrigados a preencher os sistemas oficiais de dados em, no máximo, 48 horas para que novas doses sejam encaminhadas e que o incentivo financeiro de R$ 2,10 por dose seja pago às prefeituras, para incentivar a aplicação eficiente das vacinas.

“O município que deixar de seguir esta Resolução, devidamente pactuada pela Comissão Intergestores Bipartite e/ou as orientações do Plano Nacional de Operacionalizações da Campanha de Vacinação contra a Covid-19, não receberá o incentivo financeiro previsto pela Resolução nº 33/SES/MS, datada de 21 de junho de 2021”, diz a SES.

Considerando os dados oficiais sobre todo o Estado, são aproximadamente 84% da população adulta vacinada com pelo menos a primeira dose. A expectativa do governo estadual é de que, até o final da semana, seja possível “chegar numa marca de 90%”. – CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS