Governo do Paraguai concede regime de zona franca para investimentos do grupo de Erasmo Basttistella no país

Projeto Omega Green também recebeu autorização presidencial para compra do terreno onde será construído e finaliza sua licença ambiental

Publicado em: 24/01/2020

Governo do Paraguai concede regime de zona franca para investimentos do grupo de Erasmo Basttistella no país

Créditos: Divulgação/ECB Group

O governo do Paraguai publicou um decreto do presidente Mario Abdo Benítez que concede regime de Zona Franca para o projeto Omega Green, a primeira planta de biocombustíveis avançados do hemisfério sul. O empreendimento será construído no país pela empresa ECB Paraguay, integrante do ECB Group, liderado pelo empresário passo-fundense Erasmo Carlos Battistella.

O regime de Zona Franca garante a manutenção das condições legais do projeto por um prazo de 30 anos, reforçando a segurança jurídica para o investimento no país. O projeto também recebeu autorização presidencial para compra do terreno onde será construído e finaliza sua licença ambiental. A decisão do governo paraguaio contribuirá com a competitividade econômica do projeto e diminuirá o custo da sua construção.

Outro passo importante dado pelo Omega Green nesse início de ano foi a conclusão do estudo de impacto ambiental, em acordo com os requerimentos e análises técnicas exigidos pelo do Ministério do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do país vizinho. O complexo empresarial vai gerar 3.000 empregos diretos na fase de construção e cerca de 2.400 diretos e indiretos quando entrar em operação.

As projeções indicam um aumento estimado de US$ 8 bilhões no produto interno bruto (PIB) do Paraguai em 10 anos. O investimento previsto é de US$ 800 milhões. A produção será exportada para a Europa e América do Norte. As obras estão previstas para iniciar no segundo semestre de 2020 e o prazo de execução é estimado em 30 meses