Vice que teve mandato cassado é preso por compra de voto em Tacuru

Ele assumiu a prefeitura, mas teve a chapa indeferida.
O vice-prefeito de Tacuru, Adailton de Oliveira, que teve o mandato casado pelo Tribunal Superior Eleitoral, foi preso por suspeita de compra de votos na manhã deste domingo (4). Em outubro do ano passado o suspeito concorreu à prefeitura com Claudio Rocha Barcelos pelo PSDB, ganhou as eleições, mas teve a chapa indeferida.

De acordo com o registro policial, as equipes chegaram a Adailton após denúncias de que ele havia tentado comprar votos de eleitores no centro do município. Uma testemunha contou ao juiz eleitoral que o homem foi até sua casa, por volta das 10 horas e ofereceu “vantagens econômicas” para ela votar no seu candidato.

O delegado da Polícia Civil na cidade, Mikaill Faria, não soube informar para quem Adailton comprava os votos.

Em rondas, a equipe policial encontrou o suspeito ‘zanzando’ atrás de eleitores e foi detido em flagrante. Claudio Rocha Barcelos, o doutor Cláudio, do PR, e Adailton de Oliveira, do PSDB, concorreram a prefeito e vice com registro de candidatura indeferido. Eles venceram, assumiram, mas o Tribunal Superior Eleitoral definiu por indeferir a chapa, daí a eleição suplementar deste domingo.

Segundo caso

A polícia de Tacuru já prendeu neste domingo outras quatro pessoas durante as fiscalizações eleitorais na cidade. O flagrante aconteceu após denúncias de transporte irregular de eleitores. O juiz eleitoral da cidade, acompanhado de uma equipe policial, fez então a abordagem de uma Van, vinda do Paraná, com vários passageiros.

O motorista do veículo confessou ter sido contratado para buscar eleitores do Paraná, que receberiam para votarem na eleição municipal. Tavares Nunes de Melo, de 42 anos, ainda contou para a polícia que a responsável por contratar seu serviço foi Anatalia Garcia, de 52 anos.

A mulher afirmou que todos os passageiros eram na verdade seus parentes, mas ao verificar os documentos a polícia desmentiu a história. Os eleitores então relataram que foram contratados para votar na cidade e que os dois suspeitos viajaram até o Paraná para buscá-los.

Ainda conforme o boletim de ocorrência, dois eleitores que estavam na Van também foram abordados, mas resistiram, tentaram agredir e ofender os policiais. Luiz Fernando Garcia e Tiago Wilhan Garcia Gomes, de 18 e 21 anos, estavam embriagados e acabaram presos. Segundo o registro, todos os passageiros estavam bêbados.

Nesta eleição disputam a prefeitura Carlinhos Pelegrini, do PMDB, que tem como vice Marcelo Marques, outro peemedebista. O PP lançou a candidatura de Paulo Melo, como prefeito e a vereadora Daiana Pedrotti, como vice.

Desde o início do ano a prefeitura da cidade tem sido administrada pelo vereador Paulo Melo, que era presidente da Câmara Municipal. midiamax