Variante Delta leva Coreia do Sul, Holanda e outros países a aumentarem restrições anti-Covid

Na Austrália, autoridades alertaram que surto da nova cepa está fora de controle em Sydney, a maior cidade do paísO Globo e agências internacionais

Funcionária descansa do lado de fora da loja em Seul, Coreia do Sul Foto: HEO RAN / REUTERS
Funcionária descansa do lado de fora da loja em Seul, Coreia do Sul Foto: HEO RAN / REUTERS

SEUL, AMSTERDÃ, SYDNEY e JACARTA — À medida que países como Reino, Alemanha e França se preparam para suspender a maioria das restrições remanescentes após surtos devastadores de Covid-19, Coreia do Sul, Holanda e outras nações anunciam o retorno de medidas mais duras devido a um aumento dramático do número de novos casos e mortes em meio ao avanço da variante Delta, mais contagiosa.

A Coreia do Sul, que até agora se saiu melhor do que muitas nações industrializadas em número de casos e mortes, registrou 1.316 novos contágios de Covid-19 na quinta-feira, acima da média móvel do período (970,7). No mesmo dia, uma importante autoridade de saúde alertou que o número de novos casos pode quase dobrar até o fim de julho, e o primeiro-ministro Kim Boo-kyum anunciou duas semanas de restrições mais severas a partir da próxima semana.

Sob o nível 4 de restrições — apenas um nível antes de uma quarentena total — as pessoas são aconselhadas a ficar em casa o máximo possível e as escolas, a mudar para o ensino à distância, as reuniões sociais são restritas a duas pessoas entre 18h e 4h,  e comícios são proibidos.

Também fica proibida a presença de público em jogos esportivos, e os hotéis só podem operar com dois terços de sua capacidade total. Cinemas e casas de shows podem ficar abertos apenas até 22h, mas boates e bares devem fechar, enquanto restaurantes e cafés precisam limitar seu número de assentos, operando apenas por entrega após as 22h.

A Coreia do Sul, que tem 52 milhões de habitantes, aplicou 20 milhões de doses da vacina contra Covid-19 até o momento, cobrindo com ao menos uma dose 30% de sua população, principalmente idosos acima de 60 anos, enquanto apenas 11% dos sul-coreanos foram totalmente imunizados, segundo dados do Our World in Data.

Dos casos em que o vírus foi transmitido localmente, 78% estavam concentrados na área metropolitana da capital, Seul, e a taxa de detecção da variante Delta aumentou quase três vezes em uma semana, disse o Ministro da Saúde, Kwon Deok-cheol, em um briefing nesta sexta-feira.

A Holanda também anunciou o retorno parcial das restrições nesta sexta-feira, em resposta ao aumento de infecções entre jovens adultos depois que as medidas foram suspensas em 26 de junho. Na ocasião, os casos estavam diminuindo, e cerca de dois terços da população haviam recebido ao menos uma dose da vacina.

Mas com bares, restaurantes e boates abertos novamente, os novos casos aumentaram no ritmo mais rápido em meses, com mais de 7 mil relatados nas últimas 24 horas até a manhã desta sexta-feira. Isso em comparação com uma média de menos de mil por dia na semana anterior.

As novas restrições, que atingem bares, restaurantes e boates, entrarão em vigor às 6h de sábado e valerão até 14 de agosto, disse o primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, nesta sexta-feira

‘Fora de controle’

Já na Austrália, o confinamento em Sydney, a maior cidade do país, também foi reforçado nesta sexta, após os novos casos de Covid-19 alcançarem um recorde. As autoridades alertaram que o surto da variante Delta está fora de controle , após três semanas de quarentena.

Em Sydney, foram registrados 439 novos casos desde meados de junho. Este número é baixo em comparação com a maioria das grandes cidades do mundo, mas a Austrália evitou até agora a transmissão generalizada na comunidade, onde apenas 9% da população estão totalmente vacinados.

Segundo as novas normas de confinamento, está proibido praticar exercícios ao ar livre em grupos de mais de duas pessoas, e as proibições existentes de viagens não essenciais serão aplicadas de forma mais rigorosa.

A Indonésia, por sua vez, o país mais atingido e mais populoso do Sudeste Asiático, registrou uma média móvel recorde de mais de 30 mil novos casos nas últimas 24 horas, seis vezes o número do mês anterior, em uma semana que viu seu número diário de mortes dobrar em apenas sete dias, chegando a 1.040 na quarta-feira. Globo