Tecnologia permite cuidar do gado à distância

O aplicativo permite criar uma espécie de cerca virtual que impede os animais de caírem em rios e drenos

A empresa neozelandesa Halter acaba de patentear uma tecnologia que promete facilitar o gerenciamento da população bovina de uma fazenda à distância. O sistema funciona através do uso de um aplicativo de inteligência artificial e de uma coleira especial usada por cada animal da propriedade.

De acordo com Peter Beck, diretor executivo da Rocket Lab e da Halter, essa tecnologia proporcionará que o agricultor estabeleça horários para orientar remotamente seus rebanhos, quando chegar a hora dos animais serem ordenhados, por exemplo. Além disso, o aplicativo permite criar uma espécie de cerca virtual que impede os animais de caírem em rios e drenos.

“A Halter está pronta para redefinir uma indústria e modernizar a agricultura. Somos inspirados por agricultores incríveis que estão procurando maneiras de monitorar eficientemente seus rebanhos, ao mesmo tempo em que atendem as crescentes demandas de alimentos e realizam uma operação ambientalmente sustentável”, comenta.

Outra função importante do aplicativo é a capacidade de enviar notificações para o produtor avisando se alguma vaca prenha está perto de parir ou até mesmo se alguma novilha está entrando no cio. Segundo Craig Piggott, CEO da Halter, a nova tecnologia vem para facilitar a vida do homem do campo que está cansado de burocracia e quer algo que não crie mais trabalho.

“Isso significa que estamos constantemente analisando os sistemas, tecnologias e ferramentas agrícolas existentes para ver como podemos trabalhar juntos para facilitar as coisas para o agricultor”, explica.

No momento a tecnologia está disponível apenas na Nova Zelândia. No entanto, a empresa tem uma visão global e está recebendo pré-encomendas antes de sua estreia na América do Norte, América do Sul, Austrália e Europa.  

Fonte: Agrolink