Casos de coronavírus disparam em Dourados e aumentam mais de 60% em uma semana

Das 28 pessoas infectadas pelo vírus Sars-CoV-2 em Dourados, 11 tiveram os resultados dos laudos laboratoriais finalizados nos últimos sete dias. Isso corresponde a um aumento de aproximadamente 65% no número de confirmações de coronavírus (Covid-19) durante este período. Até o dia 8 de maio, o número de pacientes era 17.

Somente nesta sexta-feira (15/5) quatro novos casos foram registrados em Dourados e estão em investigação.  Todos estão em isolamento domiciliar a partir do dia em que apresentaram sintomas.

Através do gráfico elaborado pelo Dourados News é possível perceber que a curva ascendente de casos de Covid-19 disparou na cidade.

O número de pessoas infectadas saiu de 17 até o dia 8 de maio para 28 nesta sexta-feira (15). 

De acordo com o médico Ricardo do Carmo, um dos representantes do Comitê de Gerenciamento da Crise do Coronavírus de Dourados, o aumento das confirmações não significa uma falha na atuação das autoridades sanitárias do município. 

“A situação está sob controle. Se está aparecendo casos é por conta desse perfil que a gente está vivendo agora de fazer mais diagnósticos [realização de testes]”, ponderou Ricardo durante boletim informativo desta sexta-feira (15).  

Dos 28 casos de coronavírus em Dourados, sete foram notificados por testagens via drive-thru. Entre estas pessoas está a primeira indígena infectada pelo vírus em Mato Grosso do Sul, residente na Reserva Indígena de Dourados. 

Arte: Wender Carbonari/Dourados News

CURVA

O primeiro caso de coronavírus confirmado em Dourados foi no dia 28 de março, quando duas pessoas testaram positivo para a doença. A partir daí o aumento de confirmações aconteceu de maneira gradual até final de abril. 

Entre os dias 17/04/2020 e 26/04/2020, a maior cidade do interior de Mato Groso do Sul chegou manter o número de 11 infectados. 

O aumento de confirmações só começou a acontecer após o início das testagens por drive-thru em Dourados no dia 27 de abril. 

O gráfico mostra ainda que mais da metade das confirmações de coronavírus na cidade aconteceram durante o mês de maio. 

MATO GROSSO DO SUL

Além dos quatro casos de Dourados, nesta sexta-feira (15), a Secretaria de Estado de Saúde (SES) confirmou outros 23 novos casos de coronavírus em Mato Grosso do Sul em um espaço de tempo de 24 horas.

Ao todo, 479 sul-mato-grossenses foram infectados pelo Covid-19. DOURADOS NEWS