Soja: ‘95% das lavouras precisam de chuva e safra recorde está ameaçada’

De acordo com o presidente da Aprosoja Brasil, Bartolomeu Braz, as plantações estão sofrendo bastante com a estiagem combinada às altas temperaturas

Canal Rural

Apesar de ser cedo para falar em prejuízos, produtores de soja estão preocupados com os efeitos da seca no Brasil. De acordo com o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), Bartolomeu Braz, 95% das lavouras ainda precisam de chuva para se desenvolver bem.

“Temos regiões que foram bastante afetadas, como o Rio Grande do Sul e partes do Paraná e de Santa Catarina. As temperaturas estão muito altas. Foi um início de temporada muito conturbado, com plantios irregulares e replantio”, conta.

Sojicultores de parte de Mato Grosso do Sul e Goiás também foram atingidos pela estiagem. Agora, é o Matopiba quem mais sofre, principalmente Tocantins, que plantou mais cedo. “Bahia e Maranhão ainda estão tentando terminar o plantio com as últimas chuvas, mas está muito irregular”.

Braz diz que a expectativa ainda é de uma supersafra, mas a marca de maior produtor de soja do mundo dependerá das chuvas nos próximos dias. “As lavouras não estão com desempenho dentro da normalidade. Possivelmente teremos aumenta de área, cerca de 37 milhões de hectares, só que a produtividade dependerá das chuvas e da temperatura. Um olho no céu e outro na lavoura”, frisa.