Se tempo ajudar, chuva de meteoros será visível durante carnaval

Se tempo ajudar, chuva de meteoros será visível durante carnaval

Chuva de meteoros Alpha-Centaurids pode ser visível da Capital

Se nebulosidade não atrapalhar, haverá festa no céu da Capital durante o carnaval

Não é só o festejo do carnaval que vai ocorrer em Campo Grande nos próximos dias: no céu da Capital também haverá festa, proporcionada pela chuva de meteoros Alpha-Centaurids, que será visível até o próximo dia 20, porém, terá ‘pico’ a partir desta sexta-feira (9).

O único impedimento será a provável nebulosidade, que pode cobrir a visão do céu durante as noites, já que a previsão do tempo aposta em chuva durante os dias de folia. Mas, caso o céu esteja aberto, o fenômeno é visível a olho nu.

Atualmente, Campo Grande conta com duas câmeras que fazem registros de meteoros do céu da cidade, que estão associadas ao projeto EXOSS, dedicado ao estudo de meteoros no hemisfério sul. Os registros revelam que meteoros cruzam diariamente o céu da Capital, como as do vídeo abaixo, captadas de agosto a outubro de 2017.

Integrante do projeto, o pesquisador Giovanni Rescigo recomenda que para toda observação, o primeiro requisito é ter paciência e procurar os lugares menos luminosos da cidade e torcer para o céu estar limpo.

“É preciso ter paciência, buscar um local confortável, sentar, relaxar e esperar. Não é preciso olhar somente para um lado do céu, pois os meteoros podem surgir de qualquer ponto, a partir do leste. Mas, a melhor região do céu para ver é o zênite, no alto do céu, onde a escuridão é maior e o brilho dos meteoros será mais fácil de identificar”, aponta Giovanni, que sugere que os celulares sejam desligados. “A luz da tela dificulta a adaptação dos olhos ao escuro”, explica.