Repressão a produção de maconha no Paraguai e maior rentabilidade tem estimulado aumento do tráfico de cocaína em MS, diz PRF

Superintendente da PRF em MS, Luiz Alexandre Gomes, foi entrevistado no ‘Papo das Seis’, do Bom Dia MS desta segunda-feira (1º).

Por G1 MS

O superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Mato Grosso do Sul, Luiz Alexandre Gomes, diz que os órgãos de segurança que atuam no estado, incluindo a corporação, têm vivenciando nos últimos anos uma redução das apreensões de maconha, mas em contrapartida estão registrando um incremento nas de cocaína.

Em entrevista ao “Papo das Seis”, do Bom Dia MS desta segunda-feira (1º), ele explicou que isso se deve a uma característica do crime organizado, que enfrentando algum tipo de dificuldade com a produção ou transporte de um tipo de entorpecente, ou mesmo em busca de maior rentabilidade na prática ilícita, muda de “mercadoria”.

“Temos vivenciado de uma maneira geral uma diminuição das apreensões de maconha por todos os órgãos de segurança pública e muito em razão principalmente do enfrentamento que está sendo feito no país vizinho, o Paraguai, com a erradicação de milhões de pés de maconha, o que afeta a oferta da droga. O tráfico, o crime organizado, não para, ele migra e as redes também que começam a surgir. Por isso, esse aumento das apreensões de cocaína, por isso, a quantidade de cocaína que tem sido trazida para o país tem aumentado”.

A diferença de valores entre os dois tipos de entorpecente é outro fator, conforme, o superintendente que tem estimulado o tráfico de cocaína. “Existe também essa grande diferença de valores. […]A maconha tem valor mais baixo do que a cocaína e a cocaína apresenta uma rentabilidade muito grande, um valor maior. Mas ambos possuem essa característica de serem produtos rentáveis e acabam proporcionando essas mudanças de características”.

Para enfrentar o crime organizado, Gomes ressalta que a PRF tem feito cada vez mais investimentos em capacitação e tecnologia. “Vários meio tecnológicos tem sido pensados e implantados pela Polícia Rodoviária Federal em todo o país. Através do investimento na atividade de inteligência, na capacitação de equipes táticas operacionais e no trabalho ordinário, que é uma característica nossa e onde ocorrem, no dia a dia, muitos apreensões. […]Então com tudo isso, aliado ao esforço e dedicação dos policiais, é que nós temos conseguido os resultados”.

.

Superintendente da PRF em MS é o entrevistado do Papo das 6 desta segunda-feiraBom Dia MS–:–/–:–

Superintendente da PRF em MS é o entrevistado do Papo das 6 desta segunda-feira

Superintendente da PRF em MS é o entrevistado do Papo das 6 desta segunda-feira