Uma ducha fria emagrece, melhora a saúde mental, e previne doenças – palavra de ciência
Sim, sabemos o quanto um bom banho quente pode ser relaxante. Mas será que é o mais indicado para a saúde? Alguns médicos e cientistas acreditam que deveria abrir mão do conforto e passar a desafiar-se diariamente a tomar uma ducha gelada… por mais aterrorizante que lhe possa parecer.
Uma série de estudos recentes, divulgados no site Trusted Body, revelam os benefícios do banho gelado para a saúde do organismo. Já que para se adaptar às baixas temperaturas, o corpo acaba por se fortalecer contra vários males.
Eis os quatro motivos principais para optar por um duche frio:
1. Fortalece o coração
Quando a água fria impacta no corpo, a sensação para quem não está acostumado é que o coração vai parar de bater. Mas o efeito no organismo é justamente o contrário: a água fria melhora a circulação sanguínea, produzindo mais oxigénio, hormonas e nutrientes no corpo.
Leia Também: Seis razões para tomar banho à noite (e não de manhã)
2. Aumenta a produção de ‘hormônio da atenção’
Quem toma um banho frio sente-se desperto e em estado de alerta por muitas horas. Isso acontece devido à produção do hormônio noradrenalina, que aumenta na exposição ao frio. O hormônio é capaz de diminuir dores no corpo, além de melhorar o humor e a concentração até ao fim do dia.
3. Melhora a imunidade
A noradrenalina também é capaz de aumentar o nível de glóbulos brancos, os grandes agentes defensores do corpo humano. Com o banho frio, tornam-se aptos para combater doenças e infecções, limpando células danificadas e fortalecendo as remanescentes.
4. Ajuda a emagrecer
A termogénese é um processo metabólico que faz com que o corpo queime calorias para produzir calor. Por causa dela, os banhos frios podem ser muito importantes para quem está de dieta. A prática é, inclusive, recomendável para quem deseja diminuir os índices de açúcar no sangue e de gordura ‘má’, responsável pela obesidade, do corpo.