Proteína: 5 sinais silenciosos de que está comendo demais

O excesso de proteína tem consequências negativas para o corpo.

Aproteína é um dos nutrientes mais importantes da dieta diária, mas o excesso da mesma tem consequências negativas para o corpo. Tal é particularmente perigoso se estiver a seguir uma dieta rica em proteínas, como a Atkins ou a Paleo. 

Sinais silenciosos de que o consumo de proteína foi longe demais

Está de mau humor

Quando ingerimos muita proteína, geralmente não ingerimos carboidratos suficientes e o nosso cérebro funciona com o açúcar desses carboidratos.

Está a ganhar peso

Uma dieta rica em proteínas pode saciar e promover o emagrecimento, mas se for longe demais poderá ter o efeito oposto, especialmente se estiver a comer excesso de proteína animal ou de batidos de proteína. A carne tem gordura e também muitas calorias. E os batidos de proteína têm açúcar. 

Trânsito intestinal irregular

Se a ingestão de proteínas for muito alta, pode ter dificuldades em permanecer regular. Isto acontece pelo défice de fibra.

Tem muita sede

Outro indicador é o desejo constante de água. De fato, muita proteína pode causar uma desidratação leve. A desidratação é causada pelos rins que trabalham horas extras para remover o excesso de proteína.

Mau hálito

O seu cérebro e o seu corpo gostam de consumir carboidratos, portanto, quando não come carboidratos suficientes, o seu corpo começa a usar a gordura como combustível, produzindo cetonas que causam o mau hálito.