Projeto da oposição pretende sustar decreto de Bolsonaro sobre porte de armas

Projeto da oposição pretende sustar decreto de Bolsonaro sobre porte de armas

Presidente assinou decreto que flexibiliza porte de armas de fogo (Foto: Reprodução)

O PDL (Projeto de Decreto Legislativo) 296/19, de autoria do deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), pretende sustar os efeitos do decreto do presidente da República Jair Bolsonaro (PSL), que flexibilizou a política nacional de controle de armas.

O Decreto 9.785/19 chegou a ser editado, após publicado, para retirar o direito de porte de fuzis para cidadãos comuns. A possibilidade de civis comprarem fuzis foi muito criticada, inclusive no STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Dias Tóffoli, o que levou Bolsonaro a vetar esta parte do decreto.

Para o parlamentar, a mudança não retirou todas as ilegalidades do decreto, considerou. Ainda segundo Pimenta, um desses pontos é o que amplia para todos os advogados o direito ao porte de arma. Antes apenas o porte era concedido apenas para quem exercia a profissão.

De acordo com a Constituição Federal, o Congresso Nacional pode suspender a execução de atos que extrapolam o poder regulamentar do governo. O projeto será analisado em comissões e depois seguirá para o Plenário da Câmara. (Com assessoria)