Primeira cultivar de soja do Sistema de Produção Cultivance será lançada no Showtec

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a BASF apresentam, de 20 a 22 de janeiro, durante o Showtec, em Maracaju, MS, o Sistema de Produção Cultivance. Durante o evento, será lançada a primeira cultivar de soja BRS 397CV, desenvolvida na parceria entre a Embrapa e a Fundação Meridional de Apoio à Pesquisa. A tecnologia estará sendo apresentada em Unidade demonstrativa, semeada em duas épocas diferentes de cultivo. Além disso, os produtores terão a oportunidade de acompanhar, na prática, como funciona esse novo sistema de manejo de plantas daninhas em soja.
61caa48ab1d54ef5a4a277f8617e4ed9
O Sistema de Produção Cultivance combina a utilização de uma variedade de soja geneticamente modificada de alto potencial produtivo com o uso de um herbicida de amplo espectro de ação para o manejo de plantas daninhas de folhas largas e estreitas. “É com grande satisfação que lançamos no Showtec a primeira soja geneticamente modificada integralmente desenvolvida no Brasil”, ressalta o chefe-geral da Embrapa Soja, José Renato Bouças Farias. O Sistema de Produção Cultivance é fruto de parceria entre a Embrapa e a BASF e representa um marco para a agricultura brasileira. A partir de agora, os produtores brasileiros passam a ter uma nova opção para rotação de tecnologias para o manejo de plantas daninhas. De acordo Edilson Cotelo, gerente de biotecnologia da BASF, a tecnologia será fundamental para que os sojicultores possam “rotacionar” herbicidas com diferentes mecanismos de ação para evitar a seleção de biótipos resistentes. “Cultivance figura como a mais importantes e viável alternativa às tecnologias já existentes”, comenta o gerente.
BRS 397CV
A BRS 397CV, desenvolvida pela Embrapa, em parceria com a Fundação Meridional apresenta alto potencial produtivo, com bons rendimentos inclusive na presença do nematoide de galha Meloidogyne javanica. A cultivar apresenta boa sanidade e é recomendada para plantio antecipado. A semeadura deve ser feita preferencialmente entre 5 de outubro e 5 de novembro. A BRS 397 CV tem crescimento indeterminado e pertence ao grupo de maturidade 6.2, de ciclo precoce. “É a primeira cultivar que chega ao mercado com a tecnologia Cultivance e já chega com um grande diferencial: é um material derivado da BRS 284, cultivar de soja da Embrapa que vem batendo sucessivos recordes de produtividade”, revela Luis Carlos Miranda, da Embrapa Produtos e Mercado.
Herbicida Soyvance® Pré
O herbicida que integra o Sistema Cultivance pertence à família das imidazolinonas e está registrado com o nome comercial de Soyvance® Pré. Desenvolvido pela BASF, o herbicida previne a infestação de plantas daninhas folhas largas e estreitas, incluindo aquelas de difícil manejo. Sua aplicação é feita após o plantio até, no máximo, o estágio V1 da soja, o chamado Plante e Aplique. Com a facilidade de manejo oferecida pelo sistema, o controle das plantas daninhas é iniciado de forma preventiva, eliminando a matocompetição inicial e permitindo que as cultivares de soja expressem todo o seu potencial produtivo. Com ação residual e de alta eficiência, ele controla as principais plantas daninhas, como Trapoeraba (Commelina bengalensis), Corda de Viola (Ipomoea sp.), entre outras.
Foto:
Soja Cultivance
Crédito: Carina Rufino
PUBLICIDADE:
12439555_1093412554013920_8069774767567589609_n
Atenção! A partir do dia 16 de janeiro, o Shopping China vai “queimar estoque” colocando em oferta mais de 6.000 itens. Aproveite!