Poupança tem pior resultado desde setembro de 2003

Poupança tem pior resultado desde setembro de 2003
Rentabilidade da poupança nos últimos 12 meses, já descontada a inflação, ficou negativa em 2,29%
Marília Almeida, de Exame.com
São Paulo – Em novembro, a poupançateve seu pior resultado nos últimos 12 meses desde setembro de 2003, de acordo com levantamento feito pela Economatica.
A rentabilidade da caderneta nos últimos 12 meses encerrados em novembro foi de 7,95%, enquanto a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no mesmo período atingiu 10,48%.
Ou seja, a rentabilidade real da poupança (descontada a inflação) ficou negativa em 2,29% nos últimos 12 meses encerrados em novembro. Em setembro de 2003, a perda havia sido de 3,21% se considerados os últimos 12 meses encerrados naquele mês.
O resultado da poupança no mês de novembro, já descontada a inflação, ficou negativo em 0,38%. Nos onze meses de 2015, a poupança teve ganho real somente em três meses: julho, agosto e setembro. Nos outros meses do ano, opoupador teve perda de poder aquisitivo com a aplicação (conheça 4 investimentos simples e seguros que batem a poupança).
Vale ressaltar que o cálculo real de um investimento não é feito apenas pela subtração da inflação sobre o rendimento. Para chegar à rentabilidade real é preciso fazer a divisão entre o retorno da poupança e o retorno do IPCA.
“” style=”box-sizing: border-box; width: 300px; max-width: 320px; border: 0px; vertical-align: bottom; height: 250px;”>
Veja a seguir o arquivo divulgado pela Economatica que mostra as rentabilidades históricas da poupança
Exame