Ponta Porã: ARPEP), realizou no último dia 15/11, uma ação ambiental em prol do Rio São João

A Associação dos Amigos do Rio e Pescadores Esportivos de Ponta (ARPEP), realizou no último dia 15/11, uma ação ambiental em prol do Rio São João. Entre 20 pessoas pelo rio e mais 15 por apoio terrestre, a ARPEP procedeu uma descida de 9 Km do Rio São João, importante rio que nasce dentro da sede urbana e se estende por todo o município de Ponta Porã. Como este rio nasce na cidade, infelizmente acaba por ser muito poluído por ação antrópica, além de ter vários pontos de assoreamento. Aliado a isto, ao longo do rio há duas Usinas Hidrelétricas que foram construídas sem Sistema de Transposição de Peixes, uma espécie de escada rio acima que permite que as espécies migratórias realizem a piracema independentemente da barragem.
Os Arpepianos, como se autodenominam os associados da ARPEP, desceram o rio a bordo de 14 caiaques individuais e três barcos, os quais carregavam mudas, “bags” para lixo e ferramentas. O Rio São João é um rio estreito, repleto de corredeiras e cachoeiras, o que, além da ação ambiental, trouxe um ritmo de aventura e divertimento para os amantes do rio. A descida durou mais de seis horas, o que rendeu a coleta de três “bags” de lixo e o plantio de mudas em áreas assoreadas.
A Diretoria Executiva da ARPEP, presidida pelo pescador Marcio Kazuhiro Oku, convida a todos os interessados em pesca esportiva ou simplesmente amantes dos rios, que associem-se a essa instituição, que foi fundada em setembro deste ano, estando em fase de registro de pessoa jurídica, e contando hoje com mais de 20 sócios. Interessados entrar em contato pelo e-mail [email protected], ou pelo whatsapp, pelo número 67 9614-4590.
A ARPEP agradece aos patrocinadores: Banco do Brasil, Supermercados Nippon, ARM Aquidaban Repuesto y Mecanica, OB Portus Aviação, Agropacuri, Padaria Pão de Mel e Agropecuária Plantación. Agradece também a equipe de apoio, em especial aos senhores Arico e Davi, que fizeram um churrasco para aguardar os Arpepianos.
Marcel Hastenpflug
PUBLICIDADE:
12193875_950774364994352_7955826518861729302_n