Polícias Militar e Civil do RJ fazem operação para tentar prender assassinos de PM; há confronto

Equipes estão em comunidades da Zona Norte. Soldado Daniel Henrique Mariotti foi baleado por bandidos que iam assaltar motoristas na Linha Amarela.

Por Henrique Coelho, G1 Rio

Polícias militar e civil do Rio fazem operação para tentar prender assassinos de PM

No início da madrugada, um blindado era visto em apoio a uma investida do Bope em Manguinhos.

Ao amanhecer, nas redes sociais, moradores registraram o sobrevoo de pelo menos duas aeronaves no Jacarezinho. Há relatos de tiroteio.

As comunidades ocupadas até as 7h15 deste domingo eram:

Arará, Benfica;
Bandeira 2, Del Castilho;
CCPL Morar Carioca, Del Castilho;
Jacarezinho;
Mandela, Benfica;
Manguinhos.
Segundo o Centro de Operações, pode haver interdições temporárias na Avenida Dom Hélder Câmara, principal via da região, na altura do Jacarezinho devido à operação. Para quem segue para Benfica, a melhor opção é a Linha Amarela.

Até as 10h, balanço preliminar dava conta de cerca de meia tonelada de maconha apreendida pelo Batalhão de Ação com Cães em Manguinhos. Mais cedo, na mesma comunidade, homens da UPP encontraram filtros d’água roubados, além de explosivos.

Filtros de água roubados foram recuperados pela PM em Manguinhos — Foto: PMERJ Filtros de água roubados foram recuperados pela PM em Manguinhos — Foto: PMERJ
Filtros de água roubados foram recuperados pela PM em Manguinhos — Foto: PMERJ

O ataque
Mariotti foi baleado perto da saída 7 da Linha Amarela na tarde deste sábado (5). Segundo o comando do 22ºBPM (Maré), policiais militares do batalhão se deslocavam pela Linha Amarela, altura do viaduto da Avenida dos Democráticos, depararam-se com criminosos armados em tentativa de roubo na via.

De acordo com a PM, criminosos atiraram ao avistarem a aproximação dos policiais. O veículo roubado pelos criminosos foi encontrado incinerado em Manguinhos.

O agente foi levado para o Hospital Geral de Bonsucesso, passou por cirurgia, mas não resistiu.

Repercussão
O presidente Jair Bolsonaro, que morou no Rio até ser empossado na última terça-feira (1), expressou pesar em tweet neste domingo (6) direcionado à família do policial Daniel Henrique Mariotti.

“Meu pesar à família de mais um PM assassinado no RJ, o soldado Mariotti. A caça aos agentes de segurança e o massacre dos cidadãos de bem sempre foram tratados como números. Legislativo, Executivo e Judiciário juntos, devem na lei, propiciar garantias para que o bem vença o mal”, dizia o texto.

O governador Wilson Witzel também emitiu uma nota de pesar.

“O Rio de Janeiro acaba de perder mais um herói nesta guerra contra os terroristas nas ruas do nosso Estado. Quero manifestar meu mais profundo pesar pelo assassinato do soldado PM Mariotti e minhas condolências à família. Que Deus o abençoe e o receba. Como governador, a morte de um policial é como perder um filho. Vamos investigar este caso com todo o rigor e não vamos parar o combate ao crime até devolvermos a paz ao estado”, diz o texto.

Recompensa
O Disque Denúncia ofereceu neste domingo (6) uma recompensa de R$ 5 mil quem ajudar com informações que possam levar à identificação e localização dos envolvidos na morte de Mariotti.

Informações podem ser repassadas de forma anônima pelo Whatsapp ou Telegram do Portal dos Procurados, no telefone (21) 98849-6099; pela Central de Atendimento, no (21) 2253-1177; através do Facebook; e pelo aplicativo Disque Denúncia RJ.

Mariotti é o primeiro policial assassinado no estado neste ano. Em 2018, foram 123 agente de segurança mortos, segundo a polícia. A conta inclui policiais civis e militares, agentes penitenciários, da PF, da PRF e das Forças Armadas, guardas municipais e bombeiros.