Policial do DOF conclui o Curso de Planejamento, Design Operacional e Operações Conjuntas em Brasília

Dourados (MS), 26 de novembro – Integrante do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) marcou presença no Curso de Planejamento, Design Operacional e Operações Conjuntas em Brasília (DF), oferecido pelo Comando Sul de Operações Especiais dos Estados Unidos (Southcom) com duração de cinco dias.

O curso trata-se de uma ação de capacitação da Secretaria Nacional de Operações Integradas (SEOPI), em parceria com a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), no âmbito do Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras (VIGIA), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Participaram do Curso profissionais de Segurança Pública de nove Estados de Fronteiras e Divisas, além de servidores da Polícia Federal, do Exército Brasileiro e da ABIN, que fazem parte do VIGIA. Voltado para aplicação da metodologia do desenvolvimento do Planejamento Conceitual ao Planejamento Operacional, o curso fundamenta-se em uma análise ampla e aprofundada nos aspectos da Análise e Compreensão das Diretrizes Estratégicas; Análise e compreensão do Ambiente Operacional; Definição do Problema, com a construção de uma narrativa densa e concisa; e, Desenvolvimento da Abordagem Operacional, definindo-se como o Problema será abordado e solucionado.

Para o Southcom, após o último passo percebeu-se que os objetivos são muito mais amplos do que a Ação Tática propriamente dita e que, as Linhas de Esforços, que agrupam tais objetivos sem a preocupação de sincronização no espaço e no tempo, resultam de uma gama de “problemas” que vão muito além da questão de Segurança Pública.

O curso foi avaliado como produtivo e satisfatório para o desenvolvimento futuro de uma metodologia para o fortalecimento das Fronteiras, bem como, uma efetiva abordagem ao tema.

Assecom/DOF/Sejusp