Polícia monta base em Dourados e “fecha” fronteira

Polícia monta base em Dourados e “fecha” fronteira

A PRF (Polícia Rodoviária Federal) em conjunto com outros órgãos de segurança pública inicia nesta segunda-feira (8) nova fase da Operação Cáucaso, visando o combate a criminalidade na região de fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai.

Uma base em Dourados e outra em Naviraí foram montadas visando as ações, que se iniciaram no dia 1º de maio.

Policiais de grupos de patrulhamento tático, Operações Especiais, Divisão de Operações Aéreas, policiamento com motocicletas, drones, além de viaturas e equipamentos de eficiência policial estarão nos municípios.

Apesar das duas cidades contempladas, a operação ocorre em todo o Estado.

Motivo

Para justificar as bases, a PRF aponta que a região Sul do Estado está ligada ao elevado número de prisões e apreensões de drogas, carros roubados e especialmente cigarros contrabandeados do Paraguai que abastecem várias regiões do país.

Segundo balanço divulgado pela Polícia Rodoviária, no ano passado o combate ao crime resultou em elevado número de apreensões de ilícitos e prisões no Mato Grosso do Sul.

Foram 120 toneladas de drogas (maconha, cocaína, crack e haxixe), 845 veículos apreendidos, adulterados e recuperados; mais de 20 milhões de maços de cigarros contrabandeados. Outras 2.501 pessoas foram presas por crimes diversos no Estado.

Em 2017

Último levantamento realizado pela PRF aponta que as ações do órgão no Estado em 2017 já resultaram na apreensão de mais de 44 toneladas de entorpecentes, 596 veículos adulterados e recuperados e a quantia de 14 milhões de maços de cigarros apreendidos.