Planta pode abrir caminho para culturas mais produtivas

Planta pode abrir caminho para culturas mais produtivas
Será possível entender como a variação genética está atrelada a produção.
Um projeto internacional está em andamento para revelar segredos genéticos da planta de floração mais estudada na história da ciência, a Arabidopsis thaliana, visando abrir caminho para o aumento da produção global de alimentos. É isso que informou a Agência Cyta, da Argentina.

De acordo com o líder do projeto, Dr. Detlef Weigel , diretor do Instituto Max-Planck de Desenvolvimento Biológico, com sede em Tubingen, na Alemanha, essa planta consegue simular outras culturas importantes como brócolis, repolho e couve-flor e possui mecanismos de partilha semelhantes com o milho, trigo e soja. “Entender a evolução e processos genéticos, bioquímicos e moleculares envolvidos na forma como estas plantas respondem ao ambiente e patógenos pode levar ao desenvolvimento de culturas mais produtivas”, disse.

Segindo Weigel, o objetivo deste programa é comparar o genoma de mais de mil variedades desta planta de todo o mundo para conhecer a quantidade total e a distribuição da variação genética existente na natureza. “Os estudos nos permitirão entender como a variação genética na natureza permite que as plantas se adaptem ao ambiente em constante mudança”, explica Weigel.

Weigel também é líder do “Pathodopsis”, um projeto que envolve a coleta de amostras de Arabidopsis de diferentes partes do mundo afetadas por patógenos. Nessa linha de trabalho, o cientista alemão e sua equipe sequenciam o genoma da bactéria do gênero Pseudomonas e do fungo Hyaloperonospora arabidopsidis com o objetivo é identificar as assinaturas de coevolução dos genomas de patógenos e plantas.

“Os estudos genéticos e moleculares da coevolução entre Arabidopsis e agentes patogénicos pode proporcionar informação útil para desenvolver culturas resistentes”, finalizou.

Fonte: Agrolink