PF prende 14 em 3 estados e estoura laboratório de drogas na fronteira

PF prende 14 em 3 estados e estoura laboratório de drogas na fronteira
Quadrilha atuava nos estados com tráfico e lavagem de dinheiro

Danielle Valentim

« prevnext »

Mais de 100 policiais federais cumpriram mandados de buscas e prisão nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, na manhã desta quarta-feira (29), durante a Operação Petros. Quatorze envolvidos com o tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiros foram presos. Na fronteira do Estado, os agentes fecharam um laboratório de drogas.

Foram cumpridos 19 mandados de busca e 14 de prisão nas cidades gaúchas de Santo Antônio das Missões, São Borja, Santo Ângelo, Três Passos e Torres, de Garopaba (SC) e Ponta Porã (MS). A Polícia Federal também representou pelo sequestro de bens e contas bancárias da organização, cujo patrimônio estimado pode chegar a dois milhões de reais.

A droga era adquirida pelo grupo no Paraguai e ingressava no Brasil pela região de Ponta Porã para ser distribuída principalmente nas cidades de Torres, Santo Antônio das Missões e Garopaba.

No curso das investigações, cinco integrantes da organização foram presos em flagrante por tráfico de drogas e apreendidos mais de R$ 150 mil em dinheiro, além de drogas e veículos.

A investigação foi desenvolvida pelas unidades da Polícia Federal em São Borja e Uruguaiana, com recursos da Operação Sentinela, de combate aos crimes transnacionais.
Os presos responderão pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

O nome da operação foi inspirado no grego antigo “pétros”, que significava “pedaço de pedra, fragmento de rocha”, uma referência às “pedras” e “tijolos” como comumente são embaladas as drogas.

No laboratório de drogas em Ponta Porã foram apreendidos 21.3 quilos de cocaina, 205.5 quilos de maconha, duas armas de fogo e misturas de lidocaína ou cafeina para aumentar o volume, além de apreensão de veículos também.