PF deve pedir prorrogação de inquérito contra Temer, Padilha e Franco

Prazo para conclusão das investigações sobre suspeita de favorecimento à empresa Odebrecht terminou no último dia 6
PF deve pedir prorrogação de inquérito contra Temer, Padilha e Franco
© Adriano Machado / Reuters

Notícias ao Minuto Brasil
HÁ 2 HORAS POR NOTÍCIAS AO MINUTO

POLÍTICA EXPECTATIVA

Acabou no último dia 6 o prazo para a Polícia Federal (PF) concluir as investigações sobre o suposto favorecimento da Odebrecht no período em que Eliseu Padilha e Moreira Franco, hoje ministros da Casa Civil e de Minas e Energia, respectivamente, chefiaram a Secretaria da Aviação Civil, entre 2013 e 2015. Além deles, o presidente da República, Michel Temer, também é investigado.

A expectativa é de que a PF peça ao ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), prorrogação do prazo por mais 60 dias, pela segunda vez.

De acordo com informações do blog da Andréia Sadi, o Palácio do Planalto já estaria se preparando para eventuais perguntas da PF endereçadas a Temer. O advogado do presidente, no entanto, nega.

O presidente foi incluído no inquérito em março, por decisão de Fachin, que acatou pedido da procuradora-geral da República (PGR), Raquel Dodge. Ela discordou do entendimento do ex-procurador Rodrigo Janot que, no ano passado, decidiu não incluir Temer na investigação, por entender que o presidente tem imunidade constitucional enquanto estiver no cargo.

+ Toffoli quer fim do foro para autoridades do Executivo e Judiciário

Para a procuradora, a Constituição impede somente o oferecimento de uma eventual denúncia contra os investigados, mas não a investigação em si, sob pena da perda ou ocultamento de provas.

Segundo depoimento de delação premiada do ex-executivo da Odebrecht Claudio Melo Filho, houve um jantar no Palácio do Jaburu, em maio de 2014, para tratativas de um repasse de R$ 10 milhões como forma de ajuda de campanha para o PMDB, atualmente MDB.

Na mesma decisão em que incluiu Temer no inquérito, Fachin ainda autorizou a prorrogação das investigações, a pedido da PF e da PGR.