Pesquisadores comparam descontrole da pandemia em Dourados ao caso de Manaus

Pesquisadores de três universidades brasileiras comparam o descontrole da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) em Dourados ao ocorrido em Manaus, capital do Amazonas que chegou a registrar 79 óbitos atribuídos à doença em um único dia, 15 de maio, com 96% de taxa de ocupação de leitos hospitalares.

Em relatório técnico elaborado com números contabilizados de 23 de maio a 23 de junho, alertaram que a contaminação na maior e mais populosa cidade do interior de Mato Grosso do Sul “é exponencial crescente e não dá sinais de recuo”, bem como “o número de óbitos pode dobrar nas próximas duas semanas”.

Destacaram que a comparação com Manaus, considerada um caso emblemático no Brasil, contribui para antecipar cenários futuros. Para isso, usaram como referência o número de casos diários por 100 mil habitantes.

O estudo detalha que no começo da série temporal Manaus apresenta evolução com velocidade mais acentuada que Dourados, mas próximo ao ponto de arrefecimento da curva da capital do Amazonas, a evolução douradense “começa a apresentar velocidade crescente com inclinação próxima à registrada anteriormente em Manaus, por tempo também semelhante”.

“Após um ligeiro arrefecimento, a velocidade da curva que indica os casos de contaminação de Dourados segue sem sinais de mudança de padrão. É possível identificar que as curvas de casos por cem mil habitante se aproximam e que as curvas que mostram a velocidade da contaminação também se aproximam, considerando os critérios apresentados”, pontuam.

Dourados News apurou que esse documento foi solicitado pela Defensoria Pública do Estado do Mato Grosso do Sul, responsável por abrir, na segunda-feira (29), um procedimento preliminar em desfavor do município de Dourados para apurar a eficácia das medidas de enfrentamento, combate e prevenção de contágio do novo coronavírus previstas nos decretos do poder Executivo municipal e Comitê de Gerenciamento de Crise do Coronavírus – Covid-19. (saiba mais)

Até o dia 23 de junho, data final de referência para obtenção de dados usada pelos pesquisadores, Dourados tinha 1.964 casos confirmados e 13 mortes causadas pela Covid-19. Na divulgação mais recente feita pelas autoridades municipais, de terça-feira (30), já eram 2.536 confirmações, com 23 óbitos.

Uma das motivações para os pesquisadores voltarem os olhos a Dourados foi o fato de que “mesmo sob a alardeada interiorização da pandemia no Brasil”, o caso do município sul-mato-grossense “chama a atenção pelo fato de, mesmo com uma população equivalente a 1/4 da população de Campo Grande, apresenta um número total de casos diagnosticados aproximadamente 50% maior do que os registrados na capital”. Dourados news