Paraguai coloca Exército nas ruas para cumprir “toque de recolher”

Militares também vão reforçar segurança em presídios paraguaios, onde visitas estão suspensas por causa do coronavírus

O ministro da Defesa do Paraguai Bernardino Soto Estigarribia disse que as patrulhas das Forças Armadas vão para as ruas a partir da noite de hoje para fazer cumprir as medidas tomadas pelo governo nacional para impedir o avanço do Covid-19. O Paraguai tem nove casos confirmados até agora.

“Desta noite em diante, os militares vão fazer patrulhas, para colaborar com a polícia e fazer cumprir as restrições estabelecidas pelo governo”, disse Estigarribia, em entrevista coletiva nesta terça-feira.

O ministro pediu para a população tomar consciência e respeitar as medidas sanitárias. Afirmou que os cidadãos não têm nada a temer e garantiu que os militares não vão violar direitos humanos.

O governo paraguaio decretou ontem estado de emergência sanitária em todo o país e determinou o fechamento das fronteiras. De amanhã até o dia 30 deste mês está proibida a entrada de estrangeiros no país.

Na Linha Internacional entre Pedro Juan Caballero e Ponta Porã (MS), no entanto, as autoridades afirmam ser impossível cumprir o isolamento. Na noite de ontem o Campo Grande News mostrou viaturas da Polícia Nacional tocando sirenes e patrulhando as ruas para cumprir o “toque de recolher”.

As ruas estavam vazias e até um supermercado que funcionava durante 24 horas teve de fechar as portas. Entretanto, durante o dia, moradores das duas cidades circulam livremente pela fronteira, para estudar, trabalhar e fazer compras.

Bolívia – Na Bolívia, outro país na fronteira de Mato Grosso do Sul, o governo federal decretou quarentena nos departamentos (equivalentes a estados) de Potosí, Chuquisaca e Cochabamba, e na cidade de Oruro. A circulação de pessoas e veículos nesses locais está restrita das 5h da tarde às 5h da madrugada.

No departamento de Santa Cruz, que fica na fronteira com Corumbá (MS), ainda não foi decretado estado de quarentena, mas a saída e entrada de ônibus estão proibidas das 16h até a manhã do dia seguinte. – CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS