Outubro é o mês mais quente do ano, e calor na primavera supera o verão

Outubro é o mês mais quente do ano, e calor na primavera supera o verão

O verão é a época do ano em que o calor excessivo é mais comum no país, porém, em Mato Grosso do Sul, a primavera é a estação em que os termômetros registram as mais altas temperaturas, de acordo com o meteorologista Natálio Abrão. Ele afirma que outubro será o mês mais quente do ano no Estado.

Conforme o meteorologista, o mapa de temperaturas deste mês está sendo feito e analisado, mas até o momento outubro está sendo o mês mais quente do ano. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), informou que a média das máximas em Mato Grosso do Sul até o momento é de 31,1ºC , o que é considerado elevado. Porto Murtinho, distante 431 km de Campo Grande, registrou na segunda-feira (17), temperatura máxima de 41,3ºC, a maior do ano no Estado.

Para os próximos dias, de hoje (18) até quinta-feira (20), as condições do tempo estarão fortalecidas no Estado devido a um centro de baixa pressão que ganha força na primavera, devido ao avanço da umidade na Amazônia. Nuvens de trovoadas e pancadas de chuvas isoladas, podendo ser fortes e acompanhadas de rajas de ventos, deverão se formar durante o período da tarde.

A partir de sexta-feira (21), até o sábado (22), a previsão é de fortes pancadas de chuvas isoladas, ventos acima dos 60 km/h, raios, trovoadas, e chance de transbordamentos em regiões sudeste e central.

Segundo Natálio, o Estado está com menos de 35% das chuvas esperadas no mês, e as que ocorreram foram de forma irregular, chovendo pouco e de maneira isolada. Mesmo assim, o calor permanecerá, ficando mais quente em dias sem nuvens e chuva, com pico de radiação UV entre às 10 horas e 14 horas.

Mapa de temperaturas – O meteorologista divulgou o mapa com as temperaturas registradas no mês de setembro em todo o Estado. Porto Murtinho foi a cidade com máxima mais alta entre os municípios, registrando 40.40 ºC. Campo Grande teve máxima de 36.10ºC. Na média geral, o mês registrou a mesma marca que setembro de 2015, marcando 40.40ºC.