O que acontece após a morte? Veja 21 teorias –

Para muitas pessoas, o pavor da morte está ligado ao medo do desconhecido. O que ocorre quando morremos? Vamos para o céu, reencarnamos em um animal ou somos reprogramados numa simulação?

Há quem viva em negação e pense que tudo não passa de um sonho. Já os mais egocêntricos acreditam que o universo começa com o seu nascimento e termina com a sua morte.

Da crença cristã, passando por outras religiões, culturas e linhas de pensamento, saiba o que acontece após a morte em 21 teorias famosas.

A teoria do rastafarianismo – Rastafáris acreditam que a vida é eterna. Somente aqueles que evitam a justiça realmente morrem. Por causa disso, os funerais não são realmente celebrados em sua cultura.

A teoria cósmica – A teoria cósmica afirma que nossa consciência pertence ao universo, não aos nossos corpos individuais. Quando você morre, a sua consciência retorna ao cosmos.

A teoria do budismo – Os budistas acreditam na reencarnação após a morte. Existem diferentes reinos nos quais você pode renascer após a morte, seja como deus, semideus, humano, animal ou fantasma.

A teoria do universo paralelo – A teoria do universo paralelo foi explicada em inúmeros filmes de ficção científica e histórias em quadrinhos, mas poderia ser real? Essa teoria afirma que, quando morrermos, estaremos vivendo no mesmo universo de antes, apenas em uma porção diferente do espaço e do tempo.

A teoria dos Astecas – A visão dos antigos astecas sobre a vida após a morte era dividida em três caminhos: o sol, Mictlan ou Tlalocan. A maneira como você falece determina sua vida após a morte. Soldados e mulheres que morreram no parto tornaram-se beija-flores que seguiram o sol. Pessoas que morreram por uma causa ‘menos gloriosa’ supostamente vão para Mictlan. E quem morreu por afogamento foi para Tlalocan.

A teoria de Platão – Platão acreditava que o mundo físico realmente limitava nosso conhecimento e que, quando uma pessoa morre, ela passava para uma nova vida que é mais gratificante. Sua teoria era que a morte dá às almas uma chance de encontrar sua verdadeira existência.

A teoria do nada –

E se, quando morrermos, tudo ficar preto e uma pessoa se for para sempre? Não é exatamente um pensamento reconfortante para quem tem algum tipo de crença. A maioria dos ateus, no entanto, parece estar em paz com essa perspectiva.

A teoria mórmon – A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias acredita que os mórmons bons e justos se tornam deuses quando morrem. Paralelamente, os não-crentes são condenados na vida após a morte.

A teoria dos faraós egípcios – Os faraós egípcios acreditavam que a morte não era permanente. Por isso, a mumificação era essencial para preservar o corpo para a sua segunda vida.

A teoria da incerteza – Tudo o que realmente sabemos sobre a morte é o que acontece ao corpo físico. A teoria da incerteza aborda essa realidade fria enquanto deixa o resto para debate.

A teoria do paranormal –

Essa teoria geralmente é a premissa de muitos filmes de terror. Aqueles que acreditam nos fenômenos paranormais afirmam que, após a morte, nossas almas permanecem entre os vivos na Terra. Muitas vezes também se acredita que a comunicação com essas almas é possível por meio de vários meios.

A teoria do hinduísmo – O hinduísmo também acredita na reencarnação. O status ou forma de uma pessoa na próxima vida é determinado por suas ações durante a vida atual.

A teoria do egocentrismo – Você acha que é o centro do universo? Nesse caso, a teoria egocêntrica da morte pode ser a certa para você! Essa teoria afirma que o universo começa com o seu nascimento e termina com a sua morte.

A teoria da série ‘Stranger Things’ –

Se você já viu a série ‘Stranger Things’, da Netflix, então sabe o que é ‘Upside Down’. O programa afirma que existe uma dimensão alternativa em nosso universo em que uma pessoa pode ficar presa, não estando viva nem morta.

A teoria da cabeça congelada – Algumas pessoas acreditam que, congelando-se após a morte, serão preservadas para o futuro. Esses indivíduos ainda podem estar vivos, apenas muito, muito frios.

A teoria do solipsismo –

Existe alguma coisa fora da sua mente? A teoria do solipsismo é válida tanto na vida quanto na morte. A única coisa que podemos dizer que é definitivamente real é o que um indivíduo vê e experiencia. Portanto, quando o indivíduo morre, talvez todo o resto também morra.

A teoria do cristianismo – Os cristãos acreditam no céu e no i n f e r n o. Se uma pessoa é boa e justa, ela vai direto para o paraíso. Se eles levarem uma vida de pecado e erros, já sabem onde vão parar!