O grande perigo em atender celulares que estão carregando

Morte de adolescente de 16 anos chamou atenção para o risco
NOTÍCIAS AO MINUTO

TECH ALERTA

Um estudante de 16 anos morreu eletrocutado ao atender o celular enquanto o dispositivo estava sendo carregado em um computador de uma escola de Tianguá, no interior do Ceará, nesta quinta-feira (7). As causas da morte ainda estão sendo investigadas, mas um alerta fica por enquanto: evite ao máximo atender aparelhos enquanto estão sendo carregados.

De acordo com o UOL, especialistas garantem que curtos-circuitos, possíveis incêndios ou explosões são episódios raros se tratando de carregadores. No entanto, não podemos ignorar que o risco existe.

+ Entenda como golpistas lucram com fraudes no WhatsApp

Vale lembrar que o perigo não está em carregadores originais, que são homologados pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). O maior perigo está em dispositivos piratas, mais baratos, que podem fornecer mais energia do que o necessário para carregar a bateria do smartphone.

Também é importante ressaltar que tragédias como esta podem estar relacionadas à rede elétrica do local, podendo causar algum transtorno se não passar por uma manutenção preventiva ou for muito velha.

Na dúvida, é melhor evitar ao máximo usar o celular enquanto o aparelho está sendo carregado.