Nasa publica dados sobre condições do solo no Google Earth

Nasa publica dados sobre condições do solo no Google Earth
As informações permitem prever antecipadamente variações na produtividade agrícola
A agência espacial norte-americana, Nasa, está publicando uma série de dados sobre o seu primeiro programa global que mede a saturação de umidade do solo no Google Earth. O objetivo da ação é aumentar a segurança alimentar a nível mundial.

O projeto da agência, chamado de SMAP, fornecerá para os agricultores informações referentes ao teor de água disponível no solo através de ferramentas desenvolvidas por uma equipe do Goddard Space Flight Center da NASA em Greenbelt, Maryland. Ilina Mladenova, pesquisadora da Goddard, afirma que além desses dados estarem dispiníveis no Google Earth, eles também serão incorporados ao site Crop Explorer do Serviço Agrícola Estrangeiro do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), que divulga informações sobre secas regionais, inundações e previsões de safras.

“O USDA realiza atividades de previsão de cultivos em escala global, e uma das principais informações para eles é a quantidade de água no solo. Isso permite aos analistas agrícolas prever melhor onde pode haver pouca ou muita água no solo para sustentar as lavouras “, comenta.

De acordo com o pesquisador da Goddar, John Bolten, expor informações sobre a umidade dos solos é muito importante já que permite prever antecipadamente possíveis variações na produtividade agrícola, o que traz consequências econômicas, sociais e humanitárias. Esses dados estarão disponíveis no Google Earth Engine e poderão ser acessados por pesquisadores, organizações sem fins lucrativos, gerentes de recursos, entre outros.

“Se você tem dados melhores sobre a umidade do solo e informações sobre anomalias, pode prever, por exemplo, a aparência e o desenvolvimento da seca”, finaliza