Mulheres são líderes tão eficientes quanto homens

Pesquisa concluiu que esteriótipo de ligar liderança à masculinidade está perdendo forças.
As mulheres que ocupam posições de liderança não são mais vistas como menos capazes do que os homens, segundo pesquisa publicada pela American Psychological Association. Por vezes, são vistas até como mais eficientes do que o sexo oposto. As informações são do Huffington Post.
mulherlideranca
“Quando todos os contextos de liderança são considerados, homens e mulheres não diferem em eficácia”, disse a pesquisadora Samantha Paustian-Underdahl, da Universidade Internacional da Flórida. “Quanto mais as mulheres conseguirem posições de liderança, menos força terá o estereótipo de relacionar liderança com masculinidade”, acrescentou.

A pesquisa descobriu que, enquanto os homens tendem a se autoanalisarem como líderes mais bem sucedido do que as mulheres, quando a classificação foi feita por outros, elas saíram à frente na percepção de eficácia.

“As mulheres são normalmente descritas como mais capazes de se relacionarem com as pessoas, enquanto os homens são vistos como mais práticos e independentes”, avaliaram os pesquisadores. Ainda segundo os estudiosos, grandes empresas propuseram um estilo mais feminino de liderança para enfatizar a comunicação participativa e aberta.
publicidade

Para os resultados, pesquisadores avaliaram 99 conjuntos de dados de 58 publicações, 30 dissertações e teses, cinco livros e outras fontes.