MS tem fechamento de 1.352 empresas em 2021 e 80% das abertas perderam lucros

Imagem ilustrativa.
Imagem ilustrativa. – (Foto: Marcos Ermínio/Midiamax)

Nos primeiros quatro meses de 2021, Mato Grosso do Sul já registrou um total de 1.352 empresas extintas. Esse é o maior número registrado desde 2000, ano em que a Jucems (Junta Comercial do Estado de Mato Grosso do Sul) passou a realizar o levantamento, na época foram extintas, 415 empresas no mesmo período.

O cenário, reflexo da pandemia enfrentada há mais de um ano, também acompanha uma crescente registrada desde 2014, onde foram registradas 1.668 empresas extintas em MS, número menor do que as 2.499 empresas extintas em 2013. Nos últimos sete anos, o número aumenta gradativamente.

Esses números consideram apenas os dados de empresas extintas – com filiais e MEIs não inclusos – sem considerar o número de empresas constituídas, em Mato Grosso do Sul foram 3.088, o que gera um saldo positivo de 1.736 nos primeiros quatro meses de 2021.

Mesmo com um saldo final positivo, as empresas que ainda seguem com portas abertas em Mato Grosso do Sul passam por dificuldades. De acordo com dados do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), 59% das empresas de Mato Grosso do Sul estão funcionando com mudanças causadas pela crise.

Já em relação aos ganhos, 80% das empresas alegam terem diminuído a renda mensal durante o período de crise causada pela pandemia se comparado com os ganhos de meses considerados ‘normais’. Outros 7% revelam terem notado um aumento, 8% alegam ter permanecido igual e 5% não soube responder.

A variação semanal, se comprados a última semana anterior a pesquisa (1º de junho) com uma semana considerada ‘normal’ pelos empresários, a variação do faturamento tem uma média de -42%. A saída encontrada foi as redes sociais, já que 69% das empresas afirmam utilizar a internet para vender e 24% afirma que mais da metade das vendas ocorre de forma online.

O que fazer

Em momentos de crise, a melhor saída é a capacitação para enfrentar os problemas e também entender as normais públicas que podem beneficiar o pequeno empresário. O Sebrae explica ter lançado o “Sebrae Transforma” no Mato Grosso do Sul, que tem como objetivo “levar conteúdo para a transformação dos pequenos negócios em um novo cenário de consumo e desafios”.

Os empresários também podem recorrer às consultas gratuitas de “Aconselhamentos de Gestão”, “Protocolos de Saúde e Segurança” e “Soluções Segmentadas” disponibilizadas pelo Sebrae de forma online.

Serviço

O Sebrae/MS oferece atendimento remoto aos empreendedores, por meio do WhatsApp (67) 3389-5300 e pela Central de Relacionamento, no telefone 0800 570 0800. Também existe a possibilidade de atendimento presencial em Bonito, Coxim, Dourados e Três Lagoas. Na sede em Campo Grande, o atendimento presencial ao público volta no dia 5 de julho.

FONTE: DOURADOSNEWS